A 16ª Plenária Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) será realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de setembro, de forma virtual através da plataforma Zoom. A abertura será transmitida ao vivo na página da CUT-RS no Facebook.
O encontro, que ocorre uma semana após o aniversário de 38 anos da CUT, conta com a inscrição de 311 delegados e delegadas do campo e da cidade, representando sindicatos filiados, regionais e oposições reconhecidas e acompanhadas, além de observadores e observadoras. O slogan é “Unidos, organizados e mobilizados somos mais fortes” e os temas são “Trabalho, Direitos e Democracia”.
Além de fazer um balanço da atuação da CUT-RS no último período, marcado pela crise econômica dos governos de Jair Bolsonaro (ex-PSL) e Eduardo Leite (PSDB), agravada pela pandemia do coronavírus, haverá avaliação e debates sobre conjuntura. Estarão em pauta a luta pelo Fora Bolsonaro e Leite e suas políticas de retirada de direitos, privatizações, desmonte dos serviços públicos, descaso com a agricultura familiar, ataques à democracia e entrega da soberania nacional.
“Vamos debater também as estratégias organizativas e o plano de lutas para o próximo período, bem como o fortalecimento do projeto CUT com a Comunidade, a fim de avançarmos na unidade e na resistência da classe trabalhadora no enfrentamento à maior destruição de direitos trabalhistas e sociais nos últimos 100 anos”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.
Ao final da plenária estadual, serão eleitos os delegados e as delegadas que representarão o Rio Grande do Sul na 16ª Plenária Nacional da CUT. Denominada “João Felício e Kjeld Jakobsen” como homenagem a dois ex-presidentes recentemente falecidos, o encontro nacional ocorrerá de 21 a 24 de outubro, também de forma online.
Programação
Sexta – 3 de setembro
18h30 – Recepção de delegados, delegadas e observadores na sala do aplicativo Zoom
19h – Abertura da Plenária
Mesa: Conjuntura brasileira – perspectivas e desafios
Debates
Aprovação do Regimento Interno
21h30 – Encerramento do primeiro dia
Sábado – 4 de setembro
8h – Reabertura da sala no aplicativo Zoom
9h – Balanço da atuação da CUT-RS no período
Debate: Fora Bolsonaro, Leite e suas políticas
Estratégia Organizativa da CUT-RS para o período
Projeto CUT com a comunidade
Planos de lutas
12h30 – Eleição de delegados e delegadas para a 16ª Plenária Nacional
13h – Encerramento
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Edição: Marcelo Ferreira