O projeto “Mulheres Atingidas por Barragens Resgatando os Saberes e Multiplicando Saúde II” realizou um encontro da equipe, na cidade gaúcha de Erechim, no dia 15 de julho. O projeto é uma parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens no Rio Grande do Sul (MAB/RS) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Segundo os organizadores, o objetivo é resgatar saberes sobre plantas medicinais e cuidados com a saúde, além de proporcionar um diálogo sobre gênero e as violações de direitos ocasionadas pelas barragens. O projeto será desenvolvido com mulheres atingidas pelas barragens de Itá e Machadinho, espalhadas por cinco municípios gaúchos.
A área de atuação do projeto engloba os municípios de Erechim, Aratiba, Mariano Moro, Marcelino Ramos e Machadinho, nos territórios atingidos pelas barragens de Itá e Machadinho, localizadas na Bacia do Rio Uruguai, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Além de dialogar com as mulheres atingidas pelas barragens, se pretende fortalecer a organização e papel das mulheres como protagonistas de mudanças dentro das suas comunidades. Para isso, serão trabalhadas questões concretas no âmbito da saúde, ao resgatar conhecimentos e saberes populares das plantas medicinais, por meio de um diagnóstico participativo, sistematizando o conhecimento acumulado.
O projeto é a continuidade de um anterior, de mesmo nome, desenvolvido no ano de 2019, que teve por objetivo promover espaços de diálogo e troca de saberes entres as mulheres a respeito da saúde, plantas medicinais e direitos humanos, por meio de rodas de conversa e oficinas.
O recurso para implementação do projeto foi conquistado através de emenda parlamentar, destinada pelo mandato do deputado federal Dionilso Marcon (PT).
Estiveram presentes no encontro o diretor do UFFS campus Erechim, Luís Fernando Santos Correia da Silva, o professor Emerson Neves, coordenador-geral do projeto, Laís Tonatto, coordenadora-externa e integrante do MAB, a equipe de bolsistas composta por estudantes da UFFS Erechim, Fernando Fornazieri, assessor do Deputado Marcon, além de representantes da Coordenação Estadual do MAB/RS e dos municípios inseridos no projeto.
*Com informações do Coletivo de Comunicação do MAB RS
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Edição: Katia Marko