Rio Grande do Sul

Pandemia

Vereador pede que CPI da Covid investigue prefeito de Porto Alegre

Matheus Gomes (PSOL) encaminhou oficio para que Senado investigue incentivo de Melo (MDB) ao "tratamento precoce"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Prefeito Sebastião Melo (MDB) sancionou lei que incentiva o "tratamento precoce" - Mateus Raugust / PMPA

O gabinete do vereador porto-alegrense Matheus Gomes (PSOL) encaminhou ao senador Randolfe Rodrigues (Rede), vice-presidente da CPI da Covid, um ofício solicitando que a CPI investigue a política de "incentivo e apologia ao tratamento precoce feita pelo Prefeito Sebastião Melo (MDB)".

O ofício destaca a postura da prefeitura de Porto Alegre desde o início da gestão com relação a esse tema, que inclui medidas como a solicitação de 25 mil comprimidos de hidroxicloroquina ao governo federal. Afirma também que houve um esforço junto à base do governo na Câmara para aprovar projetos nesse sentido.

O documento ainda recorda que, no mesmo dia da aprovação do Projeto de Lei que trata sobre a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde na disponibilização de medicamentos ou suplementos para tratamento precoce de pacientes com sintomas da covid-19, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, e uma das autoras do Projeto, a vereadora Comandante Nádia (DEM), que é vice-líder do governo na Câmara, participaram de um encontro virtual com a presença da médica Nise Yamaguchi para conversar sobre o tema.

Nise é defensora do “Kit-Covid” e é apontada pela CPI da Covid como uma das integrantes do gabinete paralelo, grupo investigado por orientar o presidente Bolsonaro na condução das medidas de combate à pandemia.

Segundo Matheus Gomes, a tomada dessa decisão se deu após a sanção do prefeito, na semana passada, do Projeto de Lei que incentiva o uso desses remédios. "No relatório, mostramos como a prefeitura defende, desde o primeiro dia de governo, o uso de tratamento precoce sem comprovação científica contra a covid-19”, afirma o vereador.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira