Os operadores de sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), através da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), lançam hoje (1º) uma campanha nacional contra a disseminação da covid-19, para somar às campanhas que já estão sendo realizadas individualmente pelos operadores metroferroviários.
Com a mensagem “Estamos fazendo a nossa parte, faça a sua também”, a campanha visa conscientizar a população sobre a importância de também contribuir com as ações de combate à pandemia.
Ao longo do mês de junho, os sistemas metroferroviários divulgarão em seus monitores e redes sociais as mensagens da campanha nacional sobre o uso de máscaras, higiene pessoal e cidadania, reforçando a importância da união de todos, operadores e passageiros, no combate ao coronavírus.
“Os operadores brasileiros reforçaram as medidas de limpeza e buscam constantemente novas tecnologias de desinfecção para manter os sistemas higienizados para o atendimento aos passageiros. É necessário que a população também nos ajude no combate ao vírus e essa campanha visa conscientizar o passageiro de que eles precisam adotar novos hábitos, para que juntos consigamos controlar a disseminação da doença, dentro do transporte público sobre trilhos”, explica a diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.
“A campanha nacional contribuirá para o fortalecimento das ações de conscientização da população que os operadores estão desenvolvendo com o intuito de diminuir o risco de disseminação do novo coronavírus no transporte público”, completa.
Confira o vídeo da campanha nacional:
Trabalhadores e operadores do Brasil tentam diminuir o contágio
A preocupação com a contaminação dos passageiros pela covid-19 e o cuidado com a saúde dos seus colaboradores motivaram diversas ações dos operadores, que, desde o início da pandemia, em março de 2020, implantaram protocolos e medidas para conter a disseminação do vírus. Entre as medidas adotadas, a ANPTrilhos destaca:
· Limpeza e higienização dos equipamentos de contato com os passageiros, como catracas, corrimãos, interior dos trens;
· Utilização de tecnologias e equipamentos de sanitização;
· Campanhas e orientação sobre o uso de máscaras e higienização constante das mãos;
· Instalação de comunicação visual específica para indicar distanciamento;
· Acompanhamento e controle das taxas de ocupação de trens e estações;
· Disponibilidade de álcool em gel e equipamentos de proteção individual para as equipes;
· Trabalho remoto para áreas não-operacionais e grupos de risco; e
· Treinamento dos funcionários para atendimento ao público diante da pandemia
Medidas de prevenção na Trensurb
Desde em fevereiro do ano passado, antes mesmo da confirmação de casos de covid-19 no país, a Trensurb reforçava a desinfecção do metrô buscando frear a propagação do coronavírus. Desde então, como normalmente acontece no inverno – período com maior incidência de doenças respiratórias –, os trens que chegam às estações terminais, Mercado e Novo Hamburgo, têm janelas, portas e barras desinfetados com álcool, o que também acontece com catracas, corrimãos, bilheterias, assentos, caixas eletrônicos e outras áreas e equipamentos das estações.
Desde março de 2020, estão sendo realizadas viagens adicionais com trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais). Atualmente, nos horários de pico chegam a circular oito composições com trens acoplados, além de nove trens simples.
Em maio, todas as estações receberam sinalização no piso junto às bilheterias para orientar a formação de filas de modo que os usuários mantenham distância adequada entre eles. As plataformas de algumas das estações mais movimentadas receberam também a aplicação de sinalização no piso, buscando orientar os passageiros para que mantenham distanciamento adequado enquanto aguardam para embarcar nos trens.
Desde julho, a Trensurb promove a triagem de metroviários para a covid-19 com a realização diária de medição de temperatura, além de testes rápidos para a doença. Desde então, já foram cerca de 750 testes realizados.
Em novembro, foram instaladas nas áreas de embarque de oito estações de maior movimento, torneiras e saboneteiras que funcionam por sensor de presença, evitando a necessidade de toque.
Em maio deste ano, agentes da segurança metroviária receberam as primeiras doses da vacina contra a covid-19, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Também em maio, foram instalados novos totens automáticos para álcool gel nas estações, substituindo os anteriores, em função do desgaste de uso e vandalismo. Os novos totens possuem sensor de aproximação para disparo do álcool em gel, permitindo a higiene das mãos sem tocar em nenhuma superfície, regulagem de vazão do álcool e capacidade para até cinco litros de produto.
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Edição: Katia Marko