Rio Grande do Sul

PANDEMIA

Ary Vanazzi anuncia colapso de sistema hospitalar de São Leopoldo

Segundo o prefeito, os médicos já estão tendo que escolher qual paciente será atendido nas UTIs do município

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Assim como outras unidades de saúde do município, o Hospital Centenário, referência no combate à covid-19, registra superlotação - Thales Ferreira

Depois de lançar uma nota, na quarta-feira (10), anunciando o colapso do sistema de saúde de sua cidade, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), fez uma declaração desesperada na rádio web do município.

Vannazi pediu que as pessoas fiquem em suas casas e colaboram com as restrições decretadas pela prefeitura, pois, segundo ele, os médicos já estão tendo que escolher qual paciente deve ser atendido com respiradores e oxigênio. “Nunca vi isso antes em minha vida”, afirmou ele com voz embargada.

Em nota assinada pelo secretário municipal de Saúde, Marcel Frison, as autoridades informam que foi ultrapassado o limite da capacidade de atendimento para as vítimas da covid-19 que necessitam de internação e acompanhamento médico permanente. "Nosso Hospital Centenário está com a sua ala covid completamente esgotada, UTI e área clínica com 120% de ocupação. O mesmo acontece com a UPA Zona Norte, operando com 250%, muito acima da sua capacidade. O Centro de Saúde Feitoria segue atendendo todas as demais ocorrências de urgência e emergência do município."

"Entramos em colapso"

Justifica a situação dizendo que “desde o surgimento da pandemia nos dedicamos intensamente a ampliar e qualificar o atendimento às vítimas, nosso Hospital Centenário se tornou referência nacional em enfrentamento à covid-19, organizamos a UPA para concentrar a totalidade de seus esforços no recebimento de pacientes covid mediante as novas circunstâncias da pandemia. Infelizmente entramos em colapso, nosso sistema de saúde municipal não suporta mais qualquer atendimento nestes níveis de emergência e urgência”. Por fim, pede a solidariedade dos municípios vizinhos e do departamento de regulação hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde.

Lockdown

Vanazzi passou toda a reunião com a associação dos municípios da Região Metropolitana (Granpal), na tarde de segunda-feira (8), insistindo para que os outros prefeitos decretassem lockdown em suas cidades para que o sistema hospitalar da região não entrasse em colapso. Para ele, as medidas da bandeira preta decretadas pelo governador Eduardo Leite (PSDB) são insuficientes e devem ser mais rigorosas. Mas, segundo ele, "este não foi o entendimento dos prefeitos".

Na ocasião ele fez críticas severas ao governo federal, dizendo que além de não ter um planejamento, desqualifica e atrapalha o trabalho dos prefeitos e governadores que estão tentando comprar vacinas ou conter a população em distanciamento social.

Nesta quarta-feira, o número de mortes por covid-19 chegou a 307 no município de São Leopoldo. Já o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia é de 19.083.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Marcelo Ferreira