A Themis e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) abriram as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional #DomésticascomDireitos, realizado totalmente via WhatsApp. De forma gratuita, a formação tem por objetivo capacitar faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás sobre trabalho decente, cozinha sustentável, cuidado básico de idosos, entre outros tópicos. As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira, 22 de fevereiro.
A iniciativa da qualificação por WhatsApp foi realizada pela primeira vez entre agosto e outubro de 2020, com a participação de mais de 400 domésticas de todas as regiões do Brasil. Na ocasião, as trabalhadoras que concluíram todos os módulos participaram de uma cerimônia de formatura online e receberam diploma da UniRitter.
Para participar do curso, as trabalhadoras serão incluídas no grupo de WhatsApp, que funciona como uma sala de aula. As trabalhadoras receberão os conteúdos semanalmente por meio de pequenos textos, em cards, áudios e vídeos curtos. As professoras também estarão à disposição para dúvidas, assim como a equipe Themis e as lideranças sindicais que fazem parte do projeto.
A internet será custeada pela Themis com recargas de celular pré-pago (de cartão) durante todo o curso para as mulheres matriculadas. Para fazer a capacitação, é preciso dedicar um tempo na semana para as aulas e as atividades, no horário que a trabalhadora escolher.
Ao final do curso, as trabalhadoras que realizarem todos os módulos receberão um diploma do Senac, com 100 horas de curso. As inscrições são limitadas e devem ser feitas neste link: bit.ly/DomesticasComDireitos até a próxima segunda-feira (22).
o Curso de Qualificação Profissional #DomésticascomDireitos tem o apoio é da Care, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, da AFD e do Senac.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Edição: Marcelo Ferreira