Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Projeto "Arte Como Ciência" convida pedagogo, crítico e pesquisador cubano

Luvel García vai debater as "Práticas cênicas contemporâneas e universos subjetivos infantis na América Latina"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto reúne artistas e pesquisadores para pensar a arte na sua relação com a sociedade. Primeiro trimestre de 2021 será dedicado às crianças - Reprodução

O projeto Arte Como Ciência apresenta entrevistas com artistas, propondo apresentar olhares reflexivos e científicos sobre a relação entre a arte e a sociedade.

Em 2020, foram realizados quatro episódios: o primeiro com a apresentação do projeto, além das entrevistas inéditas ao vivo com os brasileiros Jessé Oliveira e Richard Serraria, e a estadunidense Kathy Perkins.

No primeiro trimestre de 2021, as ações do projeto serão voltadas às artes para crianças. O conselho consultivo, as entrevistas previstas, as parcerias e detalhamentos da proposta podem ser conferidos no site do projeto.

Conheça o projeto também através de suas redes sociais, no canal no Youtube, Instagram, Facebook e pelo e-mail: [email protected].

Próximo episódio com Luvel García Leyva

O próximo episódio contará com a participação de Luvel García Leyva, pedagogo, crítico e pesquisador teatral cubano. A entrevista será transmitida ao vivo pelo Youtube, dia 2 de fevereiro, às 14h30. Haverá tradução simultânea do espanhol.

O convidado irá abordar o tema "Práticas cênicas contemporâneas e universos subjetivos infantis na América Latina", com base em sua pesquisa sobre os processos artísticos de quatro grupos do nosso continente. O pesquisador vai compartilhar experiências observadas em cada um dos quatro países latino-americanos.

"Muitos desses processos artísticos estão associados a diferentes modalidades de ação cultural sendo traduzidos em escrituras cênicas, oficinas criativas, gestos simbólicos que tornam visível, na esfera pública/comunitária e o poder da singularidade das crianças. Igualmente esses processos questionam os modelos históricos através dos quais as relações de poder têm configurado as infâncias latino-americanas e colonizado os corpos das crianças", adianta o convidado, em entrevista para o site do projeto.

Sobre o entrevistado


Luvel García / Foto: Ilana Goldsmid

Luvel García Leyva é pedagogo, crítico e pesquisador teatral de origem cubana. Pós-doutorando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências sobre Arte (história, teoria e crítica do teatro) pela Universidade das Artes (ISA), Cuba. Doutor em Artes - Área Pedagogia do Teatro - pela Universidade de São Paulo. Foi especialista de Teatro Infantil no Teatro Nacional de Cuba.

Foi Membro do Comitê Executivo Mundial da Associação Internacional de Teatro/Drama e Educação. Publicou diversos livros e artigos sobre as relações entre infância e cena. Como crítico e pesquisador teatral vem atuando principalmente em torno dos seguintes temas: infância e cena contemporânea, ação cultural, processos artísticos com crianças em contextos vulneráveis da América Latina, subjetividade infantil.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores,
pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko