No final da tarde desta segunda-feira (21), o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou os primeiros nomes que irão compor o seu secretariado a partir de janeiro. Dos sete nomes anunciados, seis são da cota partidária de apoiadores do futuro prefeito da capital gaúcha. O anúncio ocorreu via transmissão ao vivo pela internet, sem direito a perguntas dos jornalistas. Nomes como Cezar Schirmer, Cassio Trogildo, Mario Ikeda e o vice-prefeito Ricardo Gomes ocuparão pastas na gestão municipal.
A nomeação para a secretaria da Saúde, uma das pastas prioritárias da futura gestão, teve de ser adiada após o médico João Marcelo da Fonseca recusar o convite na noite de domingo. Até o momento Melo não pontuou quantas secretarias terá seu governo, mas disse que pretende anunciar mais integrantes nos próximos dias. Dos nomes anunciados até o momento, Fantinel é o único que não pertence à base aliada.
Abaixo, os secretários anunciados até o momento:
Secretaria da Fazenda - Rodrigo Sartori Fantinel: Auditor Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre há 18 anos. Foi Superintendente da Receita Municipal no período de 2008 a 2014. Foi presidente do Conselho Fiscal do PREVIMPA em 2017. É Diretor de Arrecadação e Cobrança da Receita Municipal desde 2017.
Secretaria de Segurança- Coronel Mário Ikeda: É coronel da reserva e foi comandante-geral da Brigada nos anos de 2018 e 2019. Também comandou o 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, e gerenciou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional durante a Copa do Mundo de 2014. De 2015 a 2017, esteve no Comando de Policiamento da Capital (CPC). Foi candidato a vereador da Capital neste ano pelo PRTB.
Secretaria de Administração e Patrimônio - André Barbosa: 47 anos, é advogado e tem pós-graduação em Direito Eleitoral. Foi assessor na Assembleia Legislativa de 2000 a 2004 e procurador-chefe de gabinete da PGM de Porto Alegre de 2005 a 2006. Atuou como assessor jurídico na secretaria de Acessibilidade e Inclusão Social na prefeitura em 2007. Também foi secretário adjunto de Inovação e Tecnologia em 2014. É ex-diretor jurídico do Conselho Regional de Medicina do RS.
Secretaria de Serviços Urbanos - Marcos Felipi Garcia: Tem 28 anos e é advogado formado em Direito. Tem pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo. Atuou como Chefe da Seção de Assuntos Municipais da Casa Civil, no governo de José Ivo Sartori. Foi candidato a vereador de Porto Alegre em 2020 pelo Cidadania e exerce o cargo de Assessor Jurídico da Bancada do partido na Assembleia Legislativa do RS.
Secretaria de Governança Comunitária e Coordenação Política - Cássio Trogildo: Tem 52 anos e é formado em Administração. Foi secretário municipal de obras em 2011 e tornou-se vereador em 2012, sendo reeleito em 2016, ano em que presidiu a Câmara Municipal. Em 2017, ocupou novamente a presidência do legislativo municipal. Por ter condenação por crime eleitoral cometido em 2012, teve a candidatura em 2020 indeferida pelo TRE-RS, porém teve seu mandato até o fim de 2020.
Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos - Cézar Augusto Schirmer: Tem 68 anos e é formado em direito. Começou a carreira política como vereador em Santa Maria, em 1972. Foi eleito para cinco mandatos como deputado estadual e eleito deputado federal em três ocasiões: 1998, 2002 e 2006. Foi prefeito de Santa Maria de 2008 a 2016, quando assumiu a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Em 2020, elegeu-se vereador de Porto Alegre pelo MDB.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo - Ricardo Gomes: É o atual vice-prefeito eleito de Porto Alegre, pertence ao DEM. Tem 40 anos e é advogado .Vereador eleito em 2016 com 5822 votos, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre entre janeiro e agosto de 2017.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Edição: Marcelo Ferreira