Na tarde de hoje (25), o candidato à Prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), foi até o Palácio da Polícia para registrar ocorrência policial contra a adversária Manuela D'Ávila (PCdoB), alegando ter sido acusado de racista pela campanha eleitoral da candidata. O candidato do MDB pediu a instauração de um inquérito criminal e a retirada da dita peça publicitária de circulação, pedido que foi negado pelo juiz eleitoral da 161ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional, Leandro Figueira Martins.
Sobre a decisão judicial, a candidata Manuela se manifestou:
"Meu adversário tenta criar um fato eleitoral diante da incapacidade de dizer que discorda das declarações literais de seus aliados. Seria tão mais simples dizer: não concordo com Mourão e Valter. Mas não, ele age contra mim que denuncio declarações racistas. Ele vai na delegacia pra tentar esconder seus aliados. Mas o povo tem o direito de saber quem são suas companhias nessa caminhada".
A candidata se refere ao vídeo de sua campanha que motivou a ocorrência de Melo, onde se exibem falas racistas de diversos apoiadores da candidatura Melo, como o ex-candidato Valter Nagelstein e o vice-presidente Mourão. A candidata ainda afirmou que pretende fazer Melo responder judicialmente por uma ação de dano moral por injúria e difamação e também por denunciação caluniosa.
O tema das notícias falsas têm sido muito presente nessa disputa eleitoral. Na ocasião da ida ao Palácio da Polícia, Melo comunicou que acionou a Justiça Eleitoral, por este ter sido o terceiro caso de notícias falsas contra sua campanha. Por outro lado, somente no primeiro turno, Manuela D'Ávila conseguiu na justiça o direito de derrubar mais de meio milhão de notícias falsas sobre sua pessoa e candidatura.
"A verdade vai vencer o ódio"
Preocupada com o tema, o mandato da deputada federal Maria do Rosário vai promover uma live sobre a disseminação de mentiras e notícias falsas, convidando a relatora no Congresso Nacional da CPMI das Fake News, a deputada federal Lídice da Matta (PSB/BA) e o coordenador jurídico da campanha de Manuela, Lucas Lazari.
Será hoje (25), às 19h no canal do Youtube e Facebook da deputada.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Edição: Katia Marko