Rio Grande do Sul

Eleições 2020

TRE derruba mais meio milhão de compartilhamentos de notícias falsas sobre Manuela

Os compartilhamentos correspondem a 50 links de postagens na plataforma realizadas desde 2018

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manuela comemorou decisão em suas redes sociais, destacando esta foto como a mais bonita da campanha - Divulgação

A 161ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do RS publicou na manhã desta segunda-feira (9) a decisão que determina a retirada de 529.075 compartilhamentos de notícias falsas publicadas no Facebook, envolvendo a candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB). 

Os compartilhamentos correspondem a 50 links de postagens na plataforma, realizadas de 2018 para cá. Também foram determinadas derrubadas de publicações no Instagram, Twitter e Youtube, contabilizando o total de 89 links ajuizados. 

Conforme a coordenadora de Redes da candidata, Marina Lopes, a batalha contra as fake news é uma constante. Com a proximidade das eleições desse ano, o volume de notícias falsas aumentou consideravelmente. “Lutamos por eleições limpas, livres de mentiras e das redes de ódio”, disse.

A decisão foi assinada pelo juiz Leandro Figueira Martins e as plataformas têm 24 horas para tirar as postagens do ar.

Em seu Facebook, Manuela destacou: "Eu escolhi a foto que achei mais bonita da eleição para vocês chegarem até essa informação: hoje derrubamos mais de meio milhão de compartilhamentos de notícias falsas. Meio milhão. Vocês têm ideia do que é isso numa cidade com 1 milhão e 500 mil habitantes? A justiça derruba uma a uma, mentiras sobre minha vida, sobre minha família, sobre meu corpo. Quem financia? Quem distribui? Quem fomenta a baixaria? Que tanto ódio uma mulher como eu pode causar?"


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko