Com o tema "O Lixo Zero inspira a minha cidade a...", a sexta edição da Semana Lixo Zero Porto Alegre (SLZ) acontecerá entre os dias 23 de outubro a 1° de novembro apresentando uma programação com 123 atividades gratuitas para a população. Em razão da pandemia, a maior parte das ações serão virtuais, com palestras, rodas de conversas, lives e oficinas. Mas também haverá ações presenciais seguindo os protocolos de segurança e ecopontos para descarte correto de resíduos.
A programação completa pode ser conferida no site: https://www.coletivolixozerors.com/
O modelo atual de consumo e de descarte de resíduos precisa ser repensando nas cidades, e a Semana Lixo Zero 2020 tem como objetivo promover o debate e incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis junto aos portoalegrenses. Cidades lixo zero, consumo consciente, compostagem e reciclagem, hortas urbanas, alimentação saudável, economia circular e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são alguns dos temas que estão na programação.
De acordo com Nicole Portela, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e uma das organizadoras da SLZ Porto Alegre, a pauta Lixo Zero é abrangente, e as atividades deste ano, além de mobilizarem os cidadãos, também trazem visibilidade para o trabalho de quem se dedica diariamente a tornar as cidades mais sustentáveis, como catadores e agricultores, por exemplo.
"A Semana Lixo Zero é uma oportunidade para que as pessoas, empresas e instituições possam aprender e compartilhar experiências sustentáveis. Geramos resíduos em todos os lugares e precisamos enxergar eles como um ativo, e não como um passivo. A conscientização é o primeiro e mais importante passo", ressalta.
A realização do evento é do Instituto Lixo Zero Brasil que conta com núcleos em diversas cidades do país. No Rio Grande do Sul, a SLZ será realizada de forma simultânea em 14 cidades. Em Porto Alegre, a organização das atividades é promovida pelas empresas Nuvem Ambiental, Ellta Ambiental e Saneamento e Startup Descarta Fácil, com a colaboração de mais de 15 voluntários.
A edição de Porto Alegre da Semana Lixo Zero tem o patrocínio das empresas: Santa Luzia, Recipor, My Growler e Manga Rosa Cozinha Veg. Além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre, Aimé Comunicação & Sustentabilidade, Grêmio, Green Thinking, Céu Bar e Arte, Coopertec, IPSul, Via Sapiens Publicações, Abralatas, Feira dos Agricultores Ecologistas, Feira Ecológica do Bom Fim, Leveza em Cor.
Alguns destaques da programação
Pós consumo e os Projetos de Lei sobre logística reversa para Porto Alegre
Painel que será transmitido pelo Youtube apresentará o que é logística reversa, qual a importância para a cidade e quais são os Projetos de Lei para Porto Alegre. Os painelistas vão discutir os prós e contras dos projetos e debater o papel de cooperativas/catadores e dos fabricantes/empresários nestes contextos.
São quatro projetos tramitando atualmente:
- Logística reversa dos resíduos originários de embalagens (PL 12/20);
- Logística reversa de pneus (PL 16/20);
- Logística reversa das lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias (PL 15/20);
- Logística reversa de medicamentos em desuso (PL 14/20).
A ação será no dia 29 de outubro (quinta-feira) às 19h, com transmissão ao vivo.
O papel dos catadores para uma cidade lixo zero
A roda de conversa "Agentes da Sustentabilidade, pessoas que ressignificam o lixo" acontecerá dia 27 de outubro, às 18h, pelo Instagram @esfpoa.
O encontro vai abordar o papel dos catadores e a situação da atividade em Porto Alegre sob a perspectiva de quem vive a realidade no dia a dia da cidade. Participam da conversa Antônio Papeleiro, catador de materiais recicláveis; Luiz Henrique Medeiros, Centro de Educação Ambiental Bom Jesus; Sérgio Amaral, Cooperativa de Transformação Socioambiental; e Juliana Gonçalves, Pimp My Carroça.
Dia D sem sacolas plásticas
Nos dois sábados que acontecem a Semana Lixo Zero (24 e 31 de outubro) e na quarta-feira (28 de outubro) serão dias Sem Sacolas Plásticas nas feiras ecológicas da Redenção e do Menino Deus.⠀⠀⠀⠀⠀
De janeiro a março deste ano, somente nas feiras do Bom Fim, 474,5 mil sacolas deixaram de ser distribuídas, em ações de mobilização realizadas durante 13 sábados. A ação parou durante a pandemia e será retomada durante a Semana Lixo Zero.
O Movimento Lixo Zero
O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.
O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 70. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas. Este ano, mais de 100 cidades estão promovendo a Semana Lixo Zero no Brasil, mobilizando os cidadãos com uma gama de ações gratuitas.
Edição: Marcelo Ferreira