Uma pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada pela Globo revela que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro varia muito entre capitais do norte e do sul. Boa Vista, Manaus e Porto Velho são as que apresentaram maior aprovação, variando de 66% até 50% de avaliação positiva, respectivamente.
Em oposição, Salvador, Teresina e Porto Alegre foram as que apresentaram maior rejeição. Em Salvador, 62% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 17% consideram regular e apenas 18% avaliam positivamente. Na capital gaúcha, a terceira com menos aprovação, metade dos entrevistados consideraram o governo ruim ou péssimo e mais 23% julgaram o governo regular, restando apenas 26% de aprovação ao presidente.
Destaca-se o fato de que, entre as oito cidades onde Bolsonaro tem maior aprovação, metade são capitais de estados da região Norte, a outra metade do Centro-Oeste. A região norte possui as três capitais com mais aprovação.
A rejeição é alta também nas três maiores cidades do país. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresentaram avaliações ruins ou péssimas por 48%, 38% e 41% dos entrevistados, respectivamente.
Na região Sul, a capital com maior aprovação é Curitiba, com 40%. Somados, os que consideram o governo regular, ruim ou péssimo são quase 60%. Florianópolis tem uma aprovação um pouco menor: 33% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 47% considera ruim ou péssimo.
* Com informações do Sul21 e do blog Moisés Mendes.
Edição: Marcelo Ferreira