Há 44 anos, a tradicional Romaria da Terra do RS é realizada durante o feriado de carnaval, quando milhares de romeiros e romeiras vindos de diferentes lugares se encontram para relembrar e celebrar os mártires da terra que tombaram defendendo a vida do povo empobrecido. Em função da pandemia do novo coronavírus, a 44ª edição, que estava prevista para ocorrer no dia 16 de fevereiro de 2021, na região de Santa Cruz do Sul (RS), foi adiada para a terça-feira de carnaval de 2022.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (13) pela Comissão Pastoral da Terra do RS e pela diocese de Santa Cruz do Sul. Em nota, a coordenação ampliada de 44ª edição destaca que desde dezembro de 2019 já foram feitos encontros presenciais e virtuais resultando na escolha da Paróquia São Paulo Apóstolo, no município de Ilópolis, região italiana, como o local da 44ª Romaria da Terra para o ano de 2022.
“Várias foram as análises que fizemos dessa realidade e suas consequências para a realização de um evento do porte da Romaria da Terra, já que o afastamento das pessoas é o mais indicado para evitar a proliferação do vírus”, aponta o texto. ”Estamos seguindo as orientações dos responsáveis pela saúde pública e não vamos fazer atividades que comprometam o enfrentamento e erradicação do vírus”.
Programação virtual em 2021
A nota afirma que a Romaria da Terra deve seguir seu caminho e sua tradição, “por ser indispensável na agenda e no calendário das Pastorais Sociais, na caminhada da Igreja do Povo de Deus e da Terra, dos movimentos sociais populares e da juventude do RS”. Dessa forma, destaca que, no dia 16 de fevereiro de 2021, será realizado um fórum virtual abordando o tema e o lema da Romaria, sua história de 44 anos, conjuntura agrária e agrícola, agricultura familiar, agroecologia, sementes crioulas, momento cultural, entre outros.
Edição: Marcelo Ferreira