Para comemorar os 25 anos da Feira Ecológica do Menino Deus, será lançado nesta terça-feira (28) o documentário “Onde a Cidade Encontra o Campo”. O vídeo celebra este espaço de aproximação entre produtores ecologistas e parceiros da cidade em Porto Alegre que, juntos, defendem uma nova forma de viver: com respeito ao meio ambiente, busca por melhor qualidade da saúde, promovendo trocas de saberes e o respeito a todas as formas de vida.
O documentário conta com imagens e entrevistas coletadas ao longo de cinco anos pelo diretor Eduardo Canto. E a narrativa da história é feita por aqueles que a construíram: os próprios produtores ecologistas e consumidores aliados. Além de imagens da festa dos 25 anos, ocorrida no Dia Internacional do Meio Ambiente, em junho de 2019, costura uma narrativa colorida pelos produtos orgânicos e por um dos maiores atrativos da feira: a relação entre consumidores e produtores, remetendo à pureza da vida no campo em pleno coração de um dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre.
Com duração de 25 minutos, o curta mostra que a construção da Feira Ecológica do Menino Deus, espaço de referência à agroecológica na capital dos gaúchos, depende de uma luta que passa pela articulação política para seguir existindo.
25 anos de história
A Feira Ecológica do Menino Deus nasceu em 1994 como Feira da Cultura Ecológica. À época era bem pequena, contava apenas com 5 bancas, em um dia por semana. Hoje cresceu, suas bancas escoam a produção de cerca de 500 famílias todas as quartas (11h30 às 17h) e sábados (7h às 12h30) e é considerada por muitos como patrimônio cultural de Porto Alegre. É realizada no galpão da Secretaria Estadual da Agricultura (Av. Getúlio Vargas, 1.384).
Com a pandemia do coronavírus, impossibilitando a realização de eventos, o documentário Onde a Cidade Encontra o Campo será lançado de forma online. Ele estará disponível a partir da meia noite na página do Facebook e canal do YouTube da Feira Ecológica do Menino Deus.
Teaser
Edição: Marcelo Ferreira