"Com mais de 100 mil casos de infectados pela covid-19 e mais de 8 mil mortos pela doença, o governo de Jair Bolsonaro ignora as medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), deixando exposto o povo à pandemia. Somado a esse quadro, a crise econômica brasileira que já vinha se acentuando se agrava ainda mais colocando milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza, sem condições e apoio do governo para passar por esse turbulento período. Além disso, o poder Executivo federal dificulta o pagamento do auxílio emergencial de 600 reais, aprovado contra a sua vontade." Estes são os motivos apontados pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para convocar um Ato virtual por #ForaBolsonaro, nesse 8 de maio.
Para os organizadores, o governo de Bolsonaro não apresenta ação para barrar o crescimento do desemprego e da desigualdade social. Soma-se a isso um desinvestimento na ciência e tecnologia, através do corte de bolsas e investimentos na área. “A cada entrevista coletiva que dá, ele enfraquece o SUS (Sistema Único de Saúde) única opção que a maioria das pessoas têm para salvar as suas vidas. Para mudar a pauta pública e esconder a sua monstruosidade, ataca países vizinhos e até nações que poderiam ajudar o Brasil a combater o coronavírus, como a China”, apontam os integrantes.
O movimento também denuncia ataques à cultura em que artistas veem as políticas públicas construídas esfarelar e a tentativa de rebaixar o setor, assim como ao meio ambiente, “em que o desmatamento e grilagem aumenta com o aval de Bolsonaro e sua base aliada que quer depenar o país’, destacam.
“São muitos motivos para protestar contra o governo Bolsonaro. E, além de somente criticar, os movimentos também apontam soluções para sair desse quadro de aguda crise sanitária, política e econômica”, afirmam.
Durante a programação do dia 8 de maio haverá debate sobre a taxação das grandes fortunas, sobre ações de solidariedade e sobre os desafios da democracia e da liberdade de imprensa.
Programação completa:
9h30 - Início da Plenária Taxar fortunas para salvar vidas;
10h - Ação nas redes sociais por #ForaBolsonaro;
14h às 17h - Debates com temas variados nas redes de entidades e movimentos;
19h - Debate #ForaBolsonaro com representantes das Frentes e outras representações sobre os rumos da campanha;
20h - Ato nas Janelas: Luto pelo Brasil, #ForaBolsonaro (afixar um pano preto nas janelas em homenagem às vítimas da covid-19).
*Com informações das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo
Edição: Marcelo Ferreira