O número de casos confirmados da covid-19 no Rio Grande do Sul pela Secretaria Estadual de Saúde subiu para 2.050 nesta quarta-feira (06). Foram contabilizados 235 casos nas últimas 24 horas. Segundo o governador Eduardo Leite, os números refletem o início da contabilização dos testes rápidos distribuídos aos municípios, o que mostra a real subnotificação de casos, devido à falta de testes em massa.
Em sua conta no Twitter, a SES informou que já são 87 óbitos em decorrência do novo coronavírus no estado. Porto Alegre, com 473 casos confirmados, e Passo Fundo, com 233 casos, são as duas cidades mais atingidas, ambas registrando 17 mortes. Em seguida estão Lajeado (157 casos e 6 óbitos), Marau (95 casos e 2 óbitos), Bento Gonçalves (93 casos e 3 óbitos) e São Leopoldo (58 casos e 1 óbito). Com casos confirmados em 166 cidades, a doença já vitimou pacientes em 38 municípios gaúchos.
Entre os 2.050 casos confirmados, conforme a SES, 1.069 pacientes já estão recuperados e 894 seguem com a doença ativa. A situação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) no estado, levando em conta leitos da rede pública e privada, apresenta uma taxa de ocupação de 68,5%.
Situação no Brasil
O Brasil teve um novo recorde de óbitos diários nas últimas 24 horas, com 600 mortes, totalizando 7.921. Outros 6.935 casos confirmados da covid-19 foram acrescentados, somando 114.715 pacientes infectados.
Nesta terça-feira (05), o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que cerca de 100 mil testes já realizados para a covid-19 não estão nas contas do Ministério da Saúde. Segundo ele, alguns laboratórios particulares ainda não estão inserindo os resultados na base de dados do ministério, o que diminui a quantidade de casos confirmados oficialmente.
O que é coronavírus?
É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar a quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Como tirar dúvidas?
A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].
Edição: Marcelo Ferreira