Com mais dois óbitos em decorrência do coronavírus confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), já são 29 vítimas no Rio Grande do Sul. O caso mais recente, confirmado na manhã desta quinta-feira (23), é de uma mulher de 73 anos, do município de Passo Fundo, que estava internada desde o dia 26 de março no Hospital São Vicente de Paulo.
Na tarde de quarta-feira (22), a SES havia confirmado outra morte em Passo Fundo, de um homem com 88 anos que estava internado no Hospital de Clínicas. Com seis falecimentos por conta da codiv-19, a maior cidade do noroeste gaúcho é a segunda do estado em números de mortes, ficando atrás apenas de Porto Alegre, que soma 10 óbitos.
Até a manhã desta quinta-feira, o Rio Grande do Sul tem 970 casos confirmados da doença, registrados em 103 municípios. Do total de pacientes confirmados para covid-19, 677 já estão recuperados e 264 ainda estão com a doença ativa, segundo novos dados que a SES passou a contabilizar em seu boletim.
O monitoramento de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto no estado, levando em conta o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede privada, apresenta uma taxa de ocupação de 54,57%. Do total de 1684 leitos disponíveis, 919 estão ocupados, sendo 129 pacientes com suspeita ou confirmação para covid-19.
Quando observado por município, alguns já apresentam alta taxa de ocupação das UTIs. É o caso de Lajeado, que já apresenta uma taxa de 107,7%. No litoral, Tramadaí, Capão da Canoa e Torres apresentam uma lotação de 100%. Na região Metropolitana, São Leopoldo apresenta lotação de 100%, Viamão tem lotação de 93,3%, Canoas tem lotação de 91,1% e Porto Alegre 49,1%. Na região norte, Passo Fundo tem lotação de 87%. Na Serra, Bento Gonçalves tem 96,2 % dos leitos ocupados, enquanto Farroupilha apresenta 80% e Caxias do Sul 60,2%.
Em todo o Brasil, o número de mortes causadas pelo novo coronavírus chega a 2.906, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (22). Nas últimas 24 horas, foram 165 novas vítimas – acréscimo de 6%. Os casos confirmados agora são 45.757, ainda conforme o governo. O índice de mortalidade é de 6,4%. Entre os diagnosticados, 16.013 seguem em acompanhamento (37,2%) e 24.325 estão recuperados (56,5%).
O que é coronavírus?
É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar a quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Como tirar dúvidas?
A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].
Edição: Marcelo Ferreira