Rio Grande do Sul

SOLIDARIEDADE

Clube da Sopa vai alimentar semanalmente pessoas que vivem nas ruas em Porto Alegre

Iniciativa de funcionários da CEEE vai disponibilizar lavatório para higienização e máscaras para população vulnerável

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Primeira edição ocorre neste sábado (25), com distribuição em frente à Prefeitura e na Praça da Matriz - Foto: Matheus Urenha / A Cidade

Milhares de pessoas não possuem um teto para se abrigar, se alimentam de forma precária e vivem em extrema vulnerabilidade em Porto Alegre. São mais de 3 mil homens e mulheres em situação de rua na capital gaúcha, pessoas que estão desassistidas pelo governo municipal, que demora em atender aos sem teto em meio à pandemia e é acusada de restringir o acesso à água lacrando torneiras de parques e praças públicas após o início dos casos de covid-19.

Pensando nessa parcela da população, servidores da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) lançaram mais uma iniciativa solidária. É o Clube da Sopa, ação que vai distribuir alimentos para pessoas necessitadas semanalmente, aos sábados, na região central de Porto Alegre. Neste sábado (25), ocorre a primeira edição, com distribuição de cachorro quente em frente à Prefeitura e também na Praça da Matriz, a partir das 21h.

Quem for se alimentar vai poder fazer uma higienização adequada. Conforme explica o eletricitário Sérgio Luiz dos Santos Rodrigues, “durante a entrega de cachorro quente para pessoas necessitadas no centro de Porto Alegre, vamos disponibilizar o lavatório portátil comunitário para a higienização das mãos. Além disso, temos um projeto complementar de doar máscaras reutilizáveis para pessoas necessitadas".


Lavatórios produzidos pelos servidores serão disponibilizados / Divulgação

A iniciativa surgiu da reunião de colegas e de amigos e vem somar com a campanha de arrecadação de alimentos e de instalação de lavatórios comunitários para as mãos, que já estão em andamento. Conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS), onde serão preparadas as refeições, aos sábados, a partir das 18h.

Como é voluntária, a ação necessita de apoio para seguir funcionando. Por isso, o grupo lançou uma campanha solicitando a colaboração de quem puder se somar, que pode ser presencialmente, ajudando a elaborar e a distribuir as refeições. Os organizadores destacam que todos os voluntários estarão protegidos com os equipamentos de segurança (EPIs) necessários na elaboração e na entrega dos alimentos.

Outra forma de ajudar é através de doações, que podem ser financeiras ou mesmo de alimentos, que podem ser deixados no Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, bairro Menino Deus). Sérgio destaca que as doações financeiras serão em sua conta pessoal, e por isso será realizada uma prestação de contas semanal. Além disso, o grupo está vendendo camisetas do Clube da Sopa, ao custo de R$ 35,00, e os valores serão revertidos à campanha.


Informações da campanha / Divulgação

E as ações dos servidores não param por aí, demonstrando a solidariedade dos trabalhadores e trabalhadoras. “O Clube da Sopa no futuro será ampliado para outras atividades sociais, como corte de cabelo gratuito, dentistas, médicos e demais voluntários que queiram prestar serviços solidários”, conclui Sérgio.

Para contribuir, basta depositar na seguinte conta:

Banrisul
Agência: 0011
CC: 350269630-7
Sérgio Luiz dos Santos Rodrigues
CPF: 81377088049

 

Edição: Katia Marko