Rio Grande do Sul

Balanço

Rio Grande do Sul registra 27ª morte por covid-19

Número de casos positivos chega a 869 no Estado; em todo o Brasil, são 2.462 mortes e 38.654 casos confirmados

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa de casos confirmados atualizado no domingo pela Secretaria Estadual da Saúde - Reprodução SES

Foi confirmado o 27º óbito em função do coronavírus no Rio Grande do Sul. Conforme divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) neste domingo (19), trata-se de um homem de 71 anos, que morava em Porto Alegre. Com doenças crônicas, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ernesto Dornelles desde o dia 30 de março.

Com este, já são 10 vítimas de covid-19 em Porto Alegre. Os dados da SES apontam mortes em outras 13 cidades gaúchas: quatro pacientes em Passo Fundo; dois pacientes em Novo Hamburgo, e um nas cidades de Marau, São Leopoldo, Canoas, Alvorada, Serafina Corrêa, Ivoti, Vacaria, Arroio do Sal, Cidreira, Encruzilhada do Sul e Tio Hugo.

O número de casos confirmados de coronavírus no Estado chegou a 869, com Porto Alegre concentrando 374 dos pacientes. A faixa etária com maior incidência da doença no Estado é a de pessoas que tem entre 30 e 39 anos, com 185 casos confirmados. Em seguida, vem a faixa etária entre 40 e 49 anos, com 162 dos casos. Já as faixas etárias com maior número de mortes são as entre 70 e 79 anos (10 óbitos) e 80 ou mais (8 óbitos).

No levantamento da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, também divulgado no domingo, constam 397 casos confirmados na cidade. Testes que aguardam análise são 470. O número de pacientes considerados curados, aqueles que não apresentam sintomas há pelo menos 14 dias, é de 178 na capital. O monitoramento dos leitos de UTIs na cidade aponta uma lotação de 66,96 %.

Em todo o Brasil, conforme dados de domingo do Ministério da Saúde, já são 2.462 mortes e 38.654 casos confirmados por covid-19. Nas últimas 24 horas, o país registrou 2.055 pacientes infectados e 115 óbitos.

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

 

Edição: Marcelo Ferreira