Rio Grande do Sul

DEFESA DO EMPREGO

Sindjors convoca Assembleia Geral Extraordinária virtual para este domingo

Será debatida a garantia de direitos em função das MPs que tiram conquistas dos trabalhadores

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Assembleia será realizada de forma virtual usando a plataforma Zoom - Reprodução

Preocupados com a ameaça das Medidas Provisórias 905 e 936/20, os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) estão convocando uma Assembleia Geral Extraordinária virtual para este domingo (19), às 19 horas. Na convocação enviada por e-mail e pelas redes sociais aos associados, é explicado que será utilizada a plataforma Zoom para as discussões e as votações.

Ainda denunciam que já tem jornalistas sendo demitidos e, em junho, será a data-base da categoria, onde se poderá garantir os direitos conquistados em muitos anos de negociações e com um acordo favorável à manutenção dos empregos ameaçados pela MP 936/20.

A estratégia

Na nota, esta divulgada a estratégia da direção para as negociações: “Há alguns dias, o sindicato patronal procurou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), devido à edição da MP 936/20 – Contrato Emergencial de Trabalho/Covid-19 e, também, em função de decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que acordos individuais ou coletivos, sobre redução de horários e salários, bem como suspensões de contratos, devem ter o aval dos sindicatos das devidas categorias. Junto à assessoria jurídica do Sindjors, debatemos sobre uma proposta para manter os empregos dos Jornalistas e, ao mesmo tempo, garantir a reposição da integralidade do INPC, na nossa data-base, sem perder qualquer direito já adquirido nos acordos anteriores, bem como assegurar cuidados com a saúde física e mental de todos. Depois de quatro reuniões com o sindicato patronal, obtivemos vitórias, que podem parecer pequenas, mas que, neste momento, tornam-se importantes e significativas garantias aos trabalhadores Jornalistas”.

O edital de convocação está na edição desta sexta-feira (17) do Correio do Povo, e também no site do Sindjors. Para participar o associado deverá baixar a plataforma Zoom em seu computador ou celular e para receber o link de acesso deverá enviar um e-mail para [email protected] informando o nome completo, o CPF, o RG, telefone/celular, empresa ou vínculo empregatício.

Edição: Marcelo Ferreira