Os professores Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha/RJ), produziram e disponibilizaram gratuitamente o e-book “Covid-19 e comunicação: um guia prático para enfrentar a crise”.
A obra pode ser baixada gratuitamente no site e na fanpage do Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da UFRGS, nos perfis dos autores ou diretamente neste link. Segundo os autores, o material foi planejado para ser visualizado com facilidade na tela de um celular e de outros dispositivos móveis. Poucas horas após ser disponibilizada pelos autores, a publicação já havia ultrapassado 1 mil downloads.
O conteúdo aborda questões como nomenclaturas relacionadas à covid-19, alerta contra falsos especialistas e fake news, ética e responsabilidade do profissional de comunicação, manutenção dos negócios durante a pandemia, características do home office, entre outras.
Ferraretto, em suas redes sociais, sintetizou o que a publicação representa neste momento. "Já escrevi muitos livros. Neste momento, considero este como o mais importante de todos pela importância social da comunicação no combate à pandemia."
Conforme explicou, o trabalho partiu de quatro valores: flexibilidade, responsabilidade, parceria e coragem. “Já estamos providenciando versões em espanhol, francês e inglês. O e-book foi planejado para ser facilmente visualizado em celulares e dispositivos móveis”, pontua na postagem.
Morgado, também via redes sociais, expressou que “o e-book visa orientar a atuação da mídia durante a pandemia”. Segundo ele, temas como vendas, produção de conteúdo, marketing, planejamento estratégico e responsabilidade social foram abordados ao longo das 64 páginas da publicação. “Posso dizer que se trata de um dos trabalhos mais especiais de toda a minha carreira”, afirmou.
Conforme os autores, o material baseia-se nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia e representa um esforço conjunto dos integrantes do NER da UFRGS no sentido de extrapolar seu foco de estudo original em um momento que exige uma visão ampla, colaborativa e integrada de todos os protagonistas da comunicação.
Posteriormente podem ser lançadas versões atualizadas do e-book, sempre que os pesquisadores identificarem necessidade de revisão do conteúdo, durante e após a epidemia da covid-19.
*Com informações da UFRGS e das redes sociais dos autores.
Edição: Marcelo Ferreira