No mundo inteiro, a violência doméstica tem sido uma grave consequência do isolamento social. Conforme informou a ONU, a combinação de tensões econômicas e sociais provocadas pela pandemia, bem como restrições ao movimento, aumentaram dramaticamente o número de mulheres e meninas que enfrentam abusos, em quase todos os países. No Brasil não é diferente. No Rio de Janeiro, por exemplo, foi registrado pelo plantão judiciário do Estado um aumento de 50% nos casos de violência doméstica durante o período de confinamento.
Os dados são preocupantes e diversas entidades e movimentos sociais vem chamando a atenção para a situação, pressionando o poder público para agir na melhoria da rede de apoio às mulheres. Para tratar do tema, a Rede Soberania promove o debate Violência contra as mulheres em tempo do coronavírus. Será nesta terça-feira (14), às 11h da manhã, através da página no Facebook da Rede Soberania e retransmitida pelo Brasil de Fato RS. A transmissão vai reunir mulheres que atuam em distintas frentes no combate e prevenção à violência de gênero do Rio Grande do Sul. Conheça as convidadas:
Danusa Alhandra: atual secretária de Políticas para Mulheres do Município de São Leopoldo.
Abigail Pereira (Biga): pedagoga, ex-secretária de Turismo do Rio Grande do Sul na gestão Tarso Genro
Silvana Conti: coordenadora do Comitê Popular em Defesa do Povo e contra o coronavírus
Ariane Leitão: advogada, coordenadora da Força-tarefa de Combate aos Feminicídios do RS e Consultor/fundadora da Ó Mulheres
Saionara Santos Rocha: assistente social e coordenadora da Casa de Acolhimento Viva Maria
Serviço:
O que? Debate sobre violência contra as mulheres em tempo do coronavírus.
Quando? Na terça-feira (14), às 11h.
Onde? Na página no Facebook da Rede Soberania e retransmissão pelo Brasil de Fato RS.
Edição: Marcelo Ferreira