A direção do Sindicato dos Metroviários (Sindimetrô-RS) divulgou nota alertando a população para o risco de contágio pelo coronavírus nos trens e pedindo que apenas trabalhadores e trabalhadoras de serviços essenciais utilizem o meio de transporte. Os representantes da entidade protocolaram, nesta segunda-feira (23), o terceiro ofício solicitando que a direção da Trensurb implemente, imediatamente, medidas de segurança para metroviários e usuários.
Também foi encaminhada denúncia ao Ministério Público Federal e à Justiça do Trabalho.
O presidente do Sindimetrô-RS, Luís Henrique Chagas, pede que a população deixe o trem apenas para os trabalhadores dos serviços essenciais.
Como medida de conscientização, o sindicato colocou carro de som, nas imediações das maiores estações, alertando sobre a utilização responsável do transporte. Confira vídeo aqui.
Confira as medidas imediatas solicitadas pelo Sindimetrô
1) Só poderão acessar as estações os trabalhadores das áreas da saúde, segurança pública, farmácia, mercados, imprensa, telecomunicações, transporte público e de carga, postos de gasolina e indústria de bens de consumo essenciais, com isenção de tarifa;
2) Os horários dos trens deverão ser reduzidos, das 5h às 8h30min, das 11h30min às 14h e das 17h30 às 20h;
3) O efetivo de cada setor deve ser o mínimo indispensável, liberando o excedente e evitando a exposição desnecessária dos trabalhadores;
4) Suspender imediatamente o registro de ponto biométrico dos metroviários.
Edição: Sul 21