Rio Grande do Sul

COVID-19

O que a universidade pública tem a dizer: ADUFRGS promove aula pública via internet

Ação faz parte do dia de lutas e será transmitida no canal do sindicato no YouTube nesta quarta-feira (18), às 9h30

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Aula pública visa debater a pandemia de coronavírus - Reprodução

Como ação integrante do dia luta em Defesa da Democracia, da Educação e Serviço Público, e frente a repercussão que a pandemia do coronavírus está gerando, com cancelamento de eventos culturais, aulas, e outras atividades, a diretoria da ADUFRGS-Sindical promoverá, na manhã dessa quarta-feira (18), às 9h30, uma aula pública via internet com o tema Coronavírus – O que a universidade pública tem a dizer. Os convidados são a professora, pesquisadora e microbiologista da UFCSPA, Ana Beatriz Gorini Veiga, e o professor, pesquisador e infectologista da UFRGS, Luciano Zubaran Goldani.

A aula poderá ser acessada no canal youtube da entidade.

Veja abaixo a nota completa da entidade:

Em defesa da saúde da sociedade

A diretoria da ADUFRGS-Sindical, ciente de sua responsabilidade social, tem acompanhado com atenção a evolução da pandemia provocada pelo coronavírus.

Fazemos parte do Comitê de contingenciamento do novo coronavírus instituído pela UFRGS. Estamos, desde a semana passada, em permanente contato com as reitorias dos institutos e universidades federais de nossa base, avaliando, a cada momento, a situação. Neste fim de semana orientamos nossa representante no Comitê da UFRGS para defender a imediata suspensão das aulas na universidade, a exemplo das medidas adotas pela UFCSPA, IFSul e IFRS.

Para além dos riscos da propagação do vírus, torna-se relevante considerar o estado emocional dos professores e demais membros da comunidade acadêmica, que levam a evidentes prejuízos as atividades sejam de ensino, pesquisa ou extensão reforçando a necessidade da preservação da saúde sob todos os aspectos.

As medidas adotadas pelas IFEs foram corretas e devem ser seguidas com atenção para que rapidamente possamos superar esta situação.

A luta em defesa das universidades públicas, do Sistema Único de saúde (SUS) e da democracia ganha destaque e reforça a necessidade de preservarmos os serviços públicos – essenciais para a garantia de acesso da população à educação pública, gratuita e de qualidade a ao atendimento médico.

Igualmente, defendemos a manutenção e ampliação de recursos para as instituições públicas de pesquisa, pois são as principais responsáveis pelo desenvolvimento de soluções capazes de não só superarmos esta pandemia, mas outras demandas sociais.

Nesta quarta-feira, dia 18 de março, promoveremos dentro da programação de luta em Defesa da Democracia, da Educação e Serviço Público, uma Aula Pública com o tema Coronavírus – O que a universidade pública tem a dizer. Os convidados são os professores Ana Beatriz Gorini Veiga, microbiologista (UFCSPA) e Luciano Zubaran Goldani, infectologista (UFRGS).

A aula pública será pela internet.

Assista pelo canal da ADUFRGS no YouTube.

 

Serviço

Aula Pública | Coronavírus – O que a universidade pública tem a dizer

Convidados

Professora e pesquisadora da UFCSPA Ana Beatriz Gorini Veiga, microbiologista

Professor pesquisador da UFRGS, Luciano Zubaran Goldani, infectologista.

Data: 18 de março (Dia Nacional em defesa da Democracia, da Educação e do Serviço Público)

Horário: 9h30

Local: Auditório da ADUFRGS

Promoção

ADUFRGS-Sindical – CPERS – SINPRO – CNTE – UNE – UEE – CUT – CTB – PROIFES-Federação

 

 

Edição: Marcelo Ferreira