14 de janeiro (terça-feira) - Mate com as Mina - 1ª edição
Às 19h, na Vila Flores (R. São Carlos, 753, Floresta, Porto Alegre)
Com o objetivo de dar evidência ao protagonismo das mulheres em um momento de refluxo das pautas progressistas da sociedade, acontece nessa terça-feira a primeira Roda de Conversa Mate com as Minas, tendo como convidada a socióloga e presidenta da Associação Mães e Pais pela Democracia, Aline Kerber. O tema será o projeto Escola Sem Partido.
Haverá transmissão ao vivo e a gravação da roda de conversa.
Organizadores:
Hackerspace MateHackers & Associação Cultural Vila Flores.
14 de janeiro (terça-feira) - Terceira Plenária Preparatória do Congresso do Povo
Às 18h, no SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Rua João Alfredo,61, Porto Alegre)
Plenária preparatória para o Congresso do Povo de Porto Alegre.
15 de janeiro (quarta-feira) - Papo Justo: Aids é Fato com Carla Almeida do Gapa
Às 19h, no JUSTO (Escadarias da Borges de Medeiros 741, Porto Alegre)
Um tanto fora da mídia, parece que o assunto da Aids virou passado para algumas pessoas. Mas não é por aí e por isso o Papo Justo de janeiro traz Carla Almeida, Coordenadora do Grupo de Apoio e Prevenção de Aids do RS. Ela atua, desde 1998, na elaboração, desenvolvimento e execução de projetos de prevenção as ISTs HIV/Aids junto a populações historicamente excluídas e marginalizadas. Este ano, o Gapa RS e Fórum de ONGs Aids do RS lançaram uma campanha com o objetivo de enfrentar a invisibilidade da epidemia de Aids, a #AidséFato.
15 de janeiro (quarta-feira) - Plenária de Organização - 8 de Março
Às 18h30, no SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Rua João Alfredo,61, Porto Alegre)
O ano de 2019 terminou com um balanço doloroso: a violência contra as mulheres, em especial os feminicídios, aumentou em todo país, o desemprego entre é até 30% maior do que o masculino e a conjuntura de retirada de direitos se aprofunda. 2020 inicia com a intransigência do Governo do Rio Grande do Sul no desmonte do serviço público, cujas consequências as mulheres sentirão mais fortemente. E com o Governo Federal apoiando iniciativas de guerra do imperialismo norte-americano. É neste cenário que é preciso construir um 8 de março que tome as ruas de Porto Alegre e reafirme a disposição e capacidade de luta.
16 de de janeiro (quinta-feira) - Afro'N'Talks 14 - Educação Racial: Quilombelas & Larisse Afroativos
Às 18h, no Banda Saldanha (Avenida Padre Cacique, 1355, Porto Alegre)
O tema do debate será “Educação Racial + História e Cultura Afro-Brasileira - 17 anos da Lei 10.639”.
Entrevistadas: Coletivo Quilombelas
Um coletivo de professoras negras da Emef Senador Alberto Pasqualini, bairro Restinga, formado para criar dispositivos de intervenção nos espaços e tempos da escola. As ações partem sobre as discussões da negritude e seus atravessamentos, políticos, subjetivos, coletivos e identitários. Essas atividades são articuladas com o grupo geral de professores e com o protagonismo dos alunos de todos os ciclos. Nos últimos meses o Coletivo também tem se voltado para relação com a comunidade e estão se dedicando também a formação de professores (negros e não negros) na temática de edução étnico-racial e anti-racista.
Composição: Ana Carolina Santos, Cristina Centeno, Helena Meireles, Janaína Barbosa e Vanessa Félix.
Ingressos na entrada do evento: R$25
16 de de janeiro (quinta-feira) - Os caminhos para uma revolução internacionalista
Às 18h, na CirKula Editora, Livraria & Café (Av. Osvaldo Aranha, 522, Porto Alegre)
Que mundo queremos construir? O imperialismo se recria e avança todos os dias. A necessidade estadunidense, na figura de Trump, de manter o status quo de poder foi escancarada nos recentes ataques ao Irã, quebrando os tratados de não agressão construídos nas últimas décadas.
Pensando nisso, o Subverta - Coletivo Ecossocialista e Libertário convida para a roda de conversa "Fora imperialistas! Os caminhos para uma Revolução Internacionalista". Presença do socioambientalista Thiago Ávila e da pesquisadora Florência Guarch.
Edição: Marcelo