A mais recente avaliação da qualidade da educação superior realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, aponta a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como a melhor universidade federal do Brasil. A avaliação, divulgada nesta quinta-feira (12), corresponde ao ano de 2018 e traz a federal gaúcha, pelo 8º ano consecutivo, com a maior pontuação entre todas as universidades federais do país, com Índice Geral de Cursos (IGC) de 4,29, na escala que vai de 1 a 5.
Na listagem geral de universidades, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa o primeiro lugar, com IGC de 4,39, seguido pela UFRGS. A terceira instituição da listagem geral é a Universidade Federal de Minas Gerais, seguida pela Universidade Federal de São Paulo. A quinta melhor avaliação é da Universidade Federal de Santa Catarina.
Desde 2012 a UFRGS é a universidade federal com o maior IGC-Contínuo na avaliação do MEC. Nos anos de 2012, 2013 e 2014 (nos dados correspondentes às avaliações 2011, 2012 e 2013), foi também a melhor entre todas as universidades. Os dados completos sobre a avaliação da qualidade do ensino superior brasileiro podem ser acessados no site do Inep.
A vice-reitora Jane Tutikian comemorou os indicadores da UFRGS. “Quando se chega ao oitavo ano consecutivo como a melhor universidade federal do Brasil já se pode dizer que é uma tradição. Lutamos pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão em todas as áreas do conhecimento, e esse resultado reforça o orgulho de construir esta universidade no seu dia a dia. Fizemos muito em 2019, apesar de dificuldades enfrentadas. Não sabemos como será 2020, mas temos certeza que continuaremos trabalhando pelo desenvolvimento do estado e do país e pela justiça social. Certamente, tudo isso é o que faz desta uma grande universidade”.
Avaliação
O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado da avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) do Brasil. Trata-se de uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve e os conceitos da Capes para os cursos de pós-graduação stricto sensu e as notas contínuas do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) da graduação, que combina os seguintes aspectos: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
Considerando os cursos de graduação avaliados em 2018 pelo CPC, a UFRGS obteve nota máxima (CPC faixa 5) em Serviço Social. O curso de Design Visual da UFRGS obteve o CPC mais alto do país, na comparação com outras instituições, ficando em 3,67 (conceito faixa 4). A avaliação dos cursos é realizada a cada três anos, envolvendo cursos diferentes a cada ano e levando em conta a nota do ENADE.
* Com informação do site da UFRGS
Edição: Marcelo Ferreira