Rio Grande do Sul

Reconhecimento

Brasil de Fato RS conquista menção honrosa no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Matéria “Venenos agrícolas matam meio bilhão de abelhas nos últimos 3 meses” foi premiada na categoria Futuro ameaçado

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Além de estar no site, matéria foi publicada na 14ª edição impressa da edição gaúcha do Brasil de Fato
Além de estar no site, matéria foi publicada na 14ª edição impressa da edição gaúcha do Brasil de Fato - Foto: Catiana de Medeiros

O Brasil de Fato RS conquistou menção honrosa no 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com a matéria “Venenos agrícolas matam meio bilhão de abelhas nos últimos 3 meses”, do jornalista Marcos Corbari. Desde 1984, o prêmio estimula o trabalho dos profissionais do jornalismo na denúncia das violações e na vigilância ao respeito dos Direitos Humanos.

A matéria destaca que a utilização indiscriminada de venenos agrícolas está colocando em risco a existência de abelhas e outros insetos polinizadores essenciais à manutenção da vida. No momento da publicação, em maio de 2019, dados mostravam que a mortandade de abelhas no Brasil havia chegado a 500 milhões nos período de 90 dias.

A menção foi concedida na categoria especial “Futuro Ameaçado – A mortandade de abelhas", criada para marcar a trajetória de 35 anos da premiação, destinada a destacar trabalhos que tenham se distinguido por sua qualidade, em qualquer das categorias previstas. O prêmio é uma inciativa do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS) e da ARFOC/Brasil. Também empresta seu apoio a Caixa de Assistência dos Advogados do RS.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 10 de dezembro, às 20h, no Auditório da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1.110 – 2º andar. Porto Alegre)

Edição: Marcelo Ferreira