O Brasil de Fato RS conquistou menção honrosa no 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com a matéria “Venenos agrícolas matam meio bilhão de abelhas nos últimos 3 meses”, do jornalista Marcos Corbari. Desde 1984, o prêmio estimula o trabalho dos profissionais do jornalismo na denúncia das violações e na vigilância ao respeito dos Direitos Humanos.
A matéria destaca que a utilização indiscriminada de venenos agrícolas está colocando em risco a existência de abelhas e outros insetos polinizadores essenciais à manutenção da vida. No momento da publicação, em maio de 2019, dados mostravam que a mortandade de abelhas no Brasil havia chegado a 500 milhões nos período de 90 dias.
A menção foi concedida na categoria especial “Futuro Ameaçado – A mortandade de abelhas", criada para marcar a trajetória de 35 anos da premiação, destinada a destacar trabalhos que tenham se distinguido por sua qualidade, em qualquer das categorias previstas. O prêmio é uma inciativa do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS) e da ARFOC/Brasil. Também empresta seu apoio a Caixa de Assistência dos Advogados do RS.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 10 de dezembro, às 20h, no Auditório da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1.110 – 2º andar. Porto Alegre)
Edição: Marcelo Ferreira