A conquista dos açudes é resultado da luta dos atingidos por barragens do Rio Grande do Sul, que realizaram uma audiência na já extinta Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, em 14 de março de 2016, Dia Internacional de Luta Contra as Barragens. Nesta ocasião, foram entregues as pautas dos atingidos do estado, dentre elas a reivindicação da construção de açudes para as famílias atingidas a partir do Fundo de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, oriundo dos royalties das barragens produtoras de energia.
O ato aconteceu na propriedade da família Minela. Em nome de todas as famílias beneficiadas, Suelen Minela agradeceu a coordenação local do MAB por lutar em favor dos atingidos por barragens. Segundo ela, “Além da criação de peixes que será feita, o açude representa uma segurança para tempos de seca”. A família é uma das beneficiadas com o programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável) que também contou com a instalação de uma placa solar para aquecimento de água.
Segundo Auri Bugs, da coordenação local do MAB, é muito gratificante ver a satisfação das famílias contempladas e, também ressaltou a importância da Emater e da administração municipal, pelo compromisso com o povo e o desenvolvimento do município. Para Tatiane Paulino, da coordenação estadual do MAB, a organização e o esforço coletivo geram avanços coletivos. Segundo ela “Vivemos tempos difíceis, de retirada de direitos e nossa luta não para mesmo em tempos de dificuldades. Precisamos estar mais juntos da gestão municipal e entidades, na construção coletiva.”
Na fala da Emater, foi afirmada a continuidade do acompanhamento técnico das famílias, além de ressaltar a importância da parceria com o MAB e a prefeitura para a conquista de melhorias para a população, com possibilidade de geração de renda a partir da piscicultura.
Segundo o prefeito Guilherme Granzotto, “2018 foi o ano que mais houve investimentos para a agricultura e vamos continuar trabalhando por melhorias para a população. Parabenizamos também ao MAB pela garra de lutar.”
Estiveram presentes na solenidade as coordenações local e estadual do MAB, Emater, Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e de Obras, Copal, Cetap, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e famílias contempladas.
Edição: Marcelo Ferreira