O frio chegou com força em terras gaúchas no início de julho e sensibilizou o Inter a uma ação exemplar fora de campo. O clube abre as portas do ginásio Gigantinho, nesta sexta-feira (05), que terá uma das noites mais frias do ano (mínima de 3º), para abrigar moradores em situação de rua da capital gaúcha.Cobertores, colchonetes e um sopão preparado pelas torcidas organizadas do clube serão oferecidos no local, que vai acolher 300 pessoas. A iniciativa faz parte das ações da Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre, em parceria com a prefeitura e com apoio dos Cozinheiros do Bem e de torcedores.
“O Clube do Povo tem espírito solidário, essa é nossa essência. O clube, desde sua origem, está de portas abertas a todos, sempre olhando pelas minorias e os mais necessitados”, disse Marcelo Medeiros, presidente colorado. A Grêmio Antifascista, torcida do co-irmão e principal rival colorado, o Grêmio, deixou a rivalidade de lado para elogiar a ação: “Que a bela atitude do rival Sport Club Internacional inspire o nosso Grêmio FBPA, clube de maior torcida em todas camadas sociais do Sul do Brasil, a abrir também suas portas à população em situação de rua”.
Críticas à prefeitura
Já a Inter Antifascista reconhece como louvável a atitude do clube e das torcidas coloradas, que estão se engajando na ação, mas recorda que a responsabilidade pela assistência e acompanhamento dessa população é do poder público. “O projeto que está sendo executado pelo governo Marchezan na Prefeitura de Porto Alegre é de desmonte das políticas públicas sobre o tema. Na semana passada, o único albergue que recebia famílias inteiras em Porto Alegre foi fechado e seus ocupantes foram encaminhados a outros serviços, com as famílias separadas, por conta dos atrasos sucessivos no pagamento do aluguel por parte da Prefeitura. Além disso, o único restaurante popular da cidade foi fechado”, denuncia a torcida em nota.
A inspiração para a iniciativa promovida pelo Internacional veio do clube argentino River Plate, que fez ação semelhante nos últimos dias. Em momentos como esse, a torcida da dupla GreNal está do mesmo lado vibrando para que ambos os clubes realizem mais ações do tipo.
Edição: Marcelo Ferreira