10/06 (segunda-feira) - Plenária dos movimentos sociais em preparação à Greve geral do dia 14
Às 18h, no auditório do Sindibancários - Rua General Câmara, 424, centro de Porto Alegre.
O objetivo é organizar e mobilizar a greve geral de 14 de junho contra a reforma da Previdência, em defesa da educação e pela geração de empregos.
10/06 (segunda-feira) - Ato em defesa das moradias da Cruzeiro
Às 19h, na Rua Silva Paes, 1600. Bairro Cruzeiro, em Porto Alegre
Manifestação em defesa das famílias ameaçadas de remoção.
11/06 (Terça-feira) - Assembleia Popular da Mineração
Das 9h30 às 16h, no CTG Porteira da Tradição, no Centro de Eldorado do Sul (Avenida Emancipação, 1000), região Metropolitana de Porto Alegre.
O objetivo da assembleia popular é debater os impactos do avanço da mineração no Rio Grande do Sul, uma vez que há pelo menos 166 projetos para serem implantados no estado — a maioria atinge a metade-sul. Quatro deles, considerados os mais avançados, estão situados entre Eldorado do Sul e Charqueadas (carvão), em Lavras do Sul (fosfato), São José do Norte (titânio) e Caçapava do Sul (cobre e zinco). Confira a programação:
9h30 – Ato de abertura
10 horas – Estudo sobre a situação do Brasil, com Cedenir de Oliveira, dirigente estadual do MST
11 horas – Estudo sobre a Reforma da Previdência de Bolsonaro, com Elton Scapini, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
12 horas – Almoço (R$ 10,00)
13 às 16 horas – Estudo sobre os impactos da mineração, com Márcio Zonta, da coordenação nacional do MAM; e Caio dos Santos, pesquisador do Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil, vinculado à FURG.
11/06 (Terça-feira) - Cidades: Gentrificação e exclusão
Das 14h às 17h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA/Ufrgs) - Avenida Bento Gonçalves, 9500, em Porto Alegre.
O ILEA convida a todas e todos para mais um debate da 13ª edição do Ciclo de Conferências Estudos Avançados em Ciências e Humanidades: Cidades - gentrificação e exclusão. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições feitas no local. Confira os palestrantes:
Clarice Oliveira (Urbanismo/UFRGS)
Vanessa Marx (Sociologia/UFRGS)
Alexandre Magalhães (Sociologia/UFRGS)
11/06 (Terça-feira) - III Seminário de Direitos Sociais: Que tipo de sociedade nós queremos?
Às 18h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS - Avenida João Pessoa 80, em Porto Alegre.
O evento é gratuito. Organizado pelo Grupo de Pesquisa ‘Trabalho & Capital’, contará com as palestras: A (In)Seguridade Social no Brasil (Profa. Dra. Sonilde Lazzarin); O Impacto da Terceirização Irrestrita na Sociedade Atual (Profa. Dra. Valdete Severo)
11/06 (Terça-feira) - Mesa de Debate: O Governo Bolsonaro e a Reforma da Previdência
Das 19h às 22h, no Instituto de Psicologia da UFRGS - Rua Ramiro Barcelos, 2600, em Porto Alegre.
Compreendendo a importância de permanecermos mobilizados, fazendo crescer a luta defensiva para construção da greve geral do dia 14 de junho, o CASS (Centro Acadêmico de Serviço Social), em conjunto com a COMGRAD de Serviço Social e o DASEIN (Diretório Acadêmico Samuel Eggers, o incrível) convida a toda a comunidade do Instituto de Psicologia, assim como demais estudantes e trabalhadores, para a mesa de debate: O governo Bolsonaro e a Reforma da Previdência. A mesa contará com a participação de:
Lúcia Garcia, economista e professora da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE. Militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.
Marianna Rodrigues, mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional na UFRGS e diretora da ANPG.
Ana Laura Juk, estudante de Serviço Social da UFRGS e representante da atual gestão do CASS
13/06 (Quinta-feira) - Direitos Territoriais Indígenas em Debate no STF
Das 18h30 às 21h30, no Campus Unisinos Porto Alegre - Av Nilo Peçanha, 1600.
O evento vai debater: o atual estado da arte da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a proteção dos direitos territoriais dos povos indígenas brasileiros; a constitucionalidade e convencionalidade da tese do marco temporal, que será apreciada pelo STF quando do julgamento da repercussão geral no Recurso Extraordinário (RE) 1017365; a importância do engajamento da sociedade civil nos debates sobre o tema, mediante a proposição de amicus curiae, cuja proposição se fará nos termos do vigente código civil. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: [email protected].
14/06 (Sexta-feira) - Greve Geral
Programação completa a confirmar
15/06 (Sábado) - Ato de Apoio - 1 Ano de Retomada Mbya nas Terras do Arado Velho
Das 13h às 22h, na praia de Copacabana (fica no início da Av do Lami - Ônibus linhas R68, 168, 268 e 273), bairro Belém Novo, em Porto Alegre.
Ao completar um ano de vivência em seus territórios, num movimento de Retomada do modo de ser no Mundo Mbya, a liderança Timóteo Karai Mirim convida à todos apoiadores a participarem deste ato que tem como finalidade o fortalecimento entre aliados e também proporcionar um espaço para receber a comunidade na tentativa de diminuir as distâncias e preconceitos impostos no decorrer dos séculos de nossa história. Neste dia haverá roda de Conversa sobre Cultura Guarani e Retomadas Indígenas com Timóteo Karai Mirim; apresentações de músicos; exposição de fotografia da Retomada; poesia Mbya; arte manual Mbya; exposição de alguns utensílios de ancestrais Guarani encontrados nas terras do arado Velho; rádios web.
18/06 (Terça-feira) - Ciclo de Debates ILEA
Das 14h às 17h, no Salão de Atos da UFRGS - Avenida Paulo Gama, 110, em Porto Alegre.
ILEA convida para o lançamento do livro: O fim do Império cognitivo, com Boaventura de Souza Santos.
Edição: Marcelo Ferreira