Começa nesta sexta-feira (24) a 8ª Conferência Estadual de Saúde, no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre. Realizada a cada quatro anos, o evento terá a participação de mais de dois mil delegados eleitos em conferências municipais em todo o Rio Grande do Sul. Segundo o Conselho Estadual de Saúde, estarão em debate os problemas da saúde e serão aprovadas propostas para a melhoria das políticas públicas.
A conferência tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A solenidade de abertura acontece às 9h30, seguida da plenária para aprovação do regulamento e, ao longo do dia, das mesas que terão como assunto a democracia e saúde, saúde como direito, princípios e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação continua neste sábado (25), com a discussão em grupos de trabalho, que farão o debate e votação das diretrizes e propostas oriundas das etapas municipais. A reunião desses grupos será feita nas escolas estaduais Júlio de Castilhos e Protásio Alves.
Na manhã de domingo (26), a plenária final acontece novamente no Araújo Vianna. Na oportunidade, também serão eleitos os 140 delegados que representarão o Estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, entre 4 e 7 de agosto.
Clique aqui para acessar a programação!
Assista à transmissão da Rede Soberania na abertura da conferência:
Edição: Redação