Rio Grande do Sul

DIVERSIDADE

Sindicato celebra mês do Orgulho LGBTQIAPN+ com debate sobre representatividade na política

Evento, que ocorre nesta sexta (28), destaca força do voto da comunidade para tornar sociedade mais inclusiva e justa

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Evento, que será aberto ao público, tem como objetivo abordar a importância da representatividade política - Foto: Jorge Leão

O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no estado do Rio Grande do Sul (SindisprevRS) promove, nesta sexta-feira (28), às 16h, atividade em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+.

O evento, intitulado A Força do Voto LGBTQIAPN+: Defendendo Nossos Direitos na Política, incluirá palestras, mesa-redonda, debates e uma confraternização com coffee break.

Aberto ao público, o encontro tem como objetivo discutir a importância da representatividade política da comunidade LGBTQIAPN+ e o impacto do voto consciente na promoção de direitos e na defesa da diversidade.

Para os organizadores, a presença ativa e visível da comunidade na política é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O evento conta com o apoio da ONG Somos, da ONG Nuances e do Coletivo Alicerce.

Confira a programação completa:

16h: Abertura e boas-vindas

16h10: Palestra "História e Conquistas da Comunidade LGBTQIAPN+ na Política"

16h40: Mesa-redonda "Estratégias para o Fortalecimento da Representatividade"

17h20: Debate aberto ao público

18h: Encerramento e confraternização com coffee break

Entre os palestrantes confirmados para o evento, está Guilherme Gomes, assistente social com mestrado e doutorado em Serviço Social, além de ser professor universitário na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ele também é um ativista na ONG Somos, uma organização que luta pelos direitos LGBTQIAPN+.

Também foi convidado Célio Golin, educador físico e um dos fundadores da Nuances. Ele é autor de diversos artigos e ensaios publicados em mídias impressas e sociais. Além disso, escreveu o livro Nuances – Uma Trajetória Inconformada com a Norma e foi o roteirista do documentário Nega Lu.

O evento contará ainda com a presença de Caline Ganbin, jornalista e militante do coletivo Alicerce e integrante do movimento LGBTQIAPN+. 

A mediação do evento será de Elisiane Wolf, assistente social que atua na área de Saúde do Trabalhador com foco em saúde mental. Elisiane possui um extenso histórico de estudos e pesquisas voltados para políticas de equidade em gênero, sexualidade, raça e etnia.

A organização do evento é conduzida pela Secretaria de Gênero e Combate à Discriminação Racial do SindisprevRS em conjunto com a Diretoria Colegiada do SindisprevRS.

Edição: Marcelo Ferreira