Rio Grande do Sul

FORMAÇÃO

Organizações colocam a “Pedagogia da Solidariedade” de Paulo Freire em linha com a reconstrução do RS

Transmissão online chamada pelo Instituto Paulo Freire, UFPB e ANPEd acontece nesta terça-feira (25) pelo Youtube

Brasil de Fato | Santa Cruz do Sul (RS) |
Evento coloca o legado de Paulo Freire em diálogo com a reconstrução do RS - Divulgação

Será realizada nesta terça-feira (25), às 19h, a transmissão online “Pedagogia da Solidariedade para o Rio Grande do Sul”. Diversas organizações já estão somadas para compor a live e a lista de convidados tem referências freireanas de renome nacional e internacional.

A cabeça de rede será gerada a partir dos canais do Youtube da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Instituto Paulo Freire e Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Brasil de Fato RS, Rede Soberania, MPA Brasil, entre outros já confirmaram também a retransmissão em seus canais sociais.

“Essa iniciativa surgiu pela importância de fazermos da experiencia da crise climática que assola o RS neste momento, também uma experiência educativa”, explica a professora doutora Cheron Moretti, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que será uma das mediadoras do evento. “Como freireanos e freireanas entendemos que a pedagogia gerada pela solidariedade pode ser algo comum entre todas, todos e todes nós para fazer desse momento um processo onde reconheçamos no processo de reconstrução do RS também a reconstrução da luta pela justiça social, ambiental e climática”, acrescenta.

A atividade trará reflexões sobre a tragédia que abateu o estado e os desafios de reconstrução a partir da ótica dos estudos de Paulo Freire, com a presença de estudiosas/os da obra do educador, além de representantes de movimentos campesinos, agroflorestais e de justiça social.

“A proposta é que a gente pudesse através da nossa rede, apoiar ações de movimentos sociais e populares organizados e assim chegamos à ideia de unificar as lutas pela educação, pela terra e pelo alimento saudável com a luta pela justiça socioambiental”, pontua Cheron. “Nos mobilizamos para pensar a pedagogia da solidariedade como decorrência do legado de Paulo Freire”, afirma.

Missão Sementes de Solidariedade

Conforme explicou à reportagem do BdF, a intenção também é realizar durante a live uma campanha de arrecadação financeira, para fortalecer as iniciativas tanto de atendimento emergencial às vítimas das enchentes, quanto de apoiar a participação dos movimentos sociais e populares nos processos de reconstrução dos seus territórios. Nesse sentido foi escolhida a campanha de arrecadação chamada Missão Sementes de Solidariedade, organizada a partir do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Cáritas e Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ), contando com a participação de mais 17 organizações entre movimentos, cooperativas e coletivos.

“A Missão tem uma proposta organizada em eixos que nos parecem bastante interessantes, como a discussão em torno da reestruturação da base produtiva e organizativa como estratégia de solidariedade ativa, além dos esforços de implementação da solidariedade que já vem ocorrendo através da produção de sementes, recuperação de solos e implementação de cozinhas solidárias”, exemplifica a Cheron, pontuando ainda as ações desenvolvidas por estas organizações na formação de educadores e educadoras populares, de jovens agricultores, para sua ação concreta nos territórios.

Nomes de peso

Entre os nomes presentes na transmissão estão Liana Borges (Rede Internacional Café com Paulo Freire), Adriana Puiggrós (Univerdad de Buenos Aires), Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire), Mário Sérgio Cortella (PUC SP), Frei Sergio Gorgën (MPA-Via Campesina), Lorenço Varela (Escola Universitária Católica de Cabo Verde) e Carlos Torres (Universidade da Califórnia/EUA), com mediação de Cheron Moretti (UNISC) e Afonso Scocuglia (UFPB).

A realização do evento está por conta do Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo; Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC); Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL); Movimento dos/das Pequenos/as Agricultores/as (MPA)-Via Campesina; Programa de Pós-graduação em Educação-UNISC; Centro de Educação UFPB; Rede Internacional Café com Paulo Freire; Instituto Paulo Freire e Anped.

A transmissão inicia às 19h e tem duas horas de duração prevista. Os leitores do BdF podem acompanhar através do canal do Youtube do jornal.


Programação contempla diversos especialistas em Paulo freire do Brasil, América Latina e África / Divulgação

Como contribuir com a Missão Sementes de Solidariedade?

Doações podem ser encaminhadas para o PIX da Cáritas, com a chave: 33654419.0010-07 (CNPJ). Outra possibilidade de colaboração se dá por meio de depósito bancário para a Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil). Os recursos e a mobilização estão sendo diretamente administrados pelo escritório regional da Cáritas no Rio Grande do Sul e sendo objeto de prestações de contas continuada.

Fazem parte da “Missão Sementes de Solidariedade: Emergência”: Cáritas, Movimento dos Pequenos Agricultores e das Pequenas Agricultoras (MPA), Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ), Movimento dos Atingidos e das Atingidas por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Diocese de Santa Cruz do Sul, Rede de Agroecologia Ecovida, Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, Gritos dos Excluídos, Instituto Conhecimento Liberta (ICL), Instituto Koinós, Freis Franciscanos (Serviço Justiça Paz e Integridade da Criação), Serviço Franciscano de Solidariedade, Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-RS), Canoas Tec, Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Sem Teto (MTST), bem como as cooperativas Cooperbio, Origem Camponesa, Coptil e Creluz.


 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira