Rio Grande do Sul

CHUVAS NO RS

Enchente de 'graves proporções' está prevista para Pelotas, na região Sul do Rio Grande do Sul, diz MetSul

Lagoa dos Patos receberá água de rios do Rio Grande do Sul que enfrentam cheias históricas e recordes

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Pelotas já apresenta alagamentos devido à elevação da Lagoa dos Patos e enfrentará tempo severo - Foto: Gustavo Vara

O MetSul Meteorologia emitiu um alerta nesta quarta-feira (8) para uma grave enchente em municípios do entorno da Lagoa dos Patos, no Sul do estado do Rio Grande do Sul. A região abrange Pelotas, a quarta maior cidade do estado, e Rio Grande.

"A água alcançará locais em Pelotas em que jamais chegou, inclusive no Centro. Grandes áreas da quarta cidade mais populosa do estado e a maior da Metade Sul gaúcha vão ficar debaixo d´água. Em alguns locais, a inundação será severa e extrema", explica o MetSul, em comunicado. "A quantidade de água que avança pela Lagoa dos Patos é extraordinária e jamais vista."

A enchente no Sul do estado acontece em consequência da cheia da Lagoa dos Patos, que recebe as águas de todos os rios do Rio Grande do Sul, incluindo o Guaíba. A situação deve se agravar devido ao grande volume de águas que escoam em direção ao único local de vazão da Lagoa dos Patos que deságua no Oceano Atlântico.

"A quantidade de água que está descendo os cerca de 300 quilômetros entre o Guaíba e a parte Sul da Lagoa dos Patos, tecnicamente Laguna dos Patos, é colossal. Todos os rios que deságuam na Lagoa tiveram enchente recorde ou histórica. O maior deles, o Jacuí, alcançou volume absurdamente alto, o que explica a catástrofe em seu delta na Grande Porto Alegre", acrescenta o comunicado do MetSul.

Na terça-feira, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), fez um apelo para que moradores saiam das áreas de risco da cidade. Nas redes sociais, a prefeitura divulgou o mapa que indica quais áreas devem ser evacuadas devido ao risco de inundação e alagamentos. A prefeita afirmou que a enchente deve se acentuar e que as pessoas devem procurar abrigo imediatamente.


Prefeitura de Pelotas divulgou mapa de áreas de risco de inundação que cobre uma extensa área da cidade / Divulgação / Prefeitura de Pelotas


Edição: Vivian Virissimo