Rio Grande do Sul

DESABASTECIMENTO

Após conserto, duas das seis estações de tratamento de água estão em operação em Porto Alegre

Segundo o Executivo, expectativa é que os trabalhos permitam que mais duas voltem a funcionar nesta quarta-feira (8)

Brasil de Fato Porto Alegre |
Executivo municipal está com uma força tarefa de pedido de doações de água engarrafada para ser distribuída à população - Foto: Jorge Leão

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) São João voltou a funcionar, parcialmente. Até então, apenas a ETA Belém Novo estava em funcionamento. Agora duas das seis estações estão operando e, segundo ele, a expectativa é que os trabalhos permitam que mais duas voltem a funcionar nesta quarta-feira (8).

As informações foram dadas em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta terça-feira (7), na sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Ele explicou que a ETA Belém Novo, que atende 350 mil pessoas no Extremo-Sul da cidade, não parou de funcionar, contudo apresenta abastecimento reduzido, em razão da turbidez da água. E que os trabalhos do Dmae e da CEEE Equatorial ao longo desta terça conseguiram retomar o funcionamento da ETA São João, que atende a zona Norte. 

Melo pontuou que a estação das Ilhas foi totalmente destruída pela força das águas. Mesmo quando as águas baixarem, vai demorar para ser reconstruída. O abastecimento está sendo feio por caminhão pipa.

O diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, informou que inicialmente a ETA São João funcionará com capacidade reduzida, com vazão inicial de 1.000 litros. Com a retomada da operação, o abastecimento é gradual e pode levar mais tempo nas áreas mais afastadas da rede. A princípio a água apresentará turbidez, mas é potável, garantiu o diretor. 

De acordo com Melo e Loss, as equipes estão se esforçando para retomar o sistema das estações Menino Deus e Tristeza. Contudo não é possível dizer exatamente quando as estações voltarão a funcionar, mas espera-se que voltem entre hoje e amanhã. 

Uma das etapas que podem contribuir para o religamento do sistema Menino Deus é a retomada da operação da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), que foi energizada no início da tarde e passa por vistoria para verificar se sofreu danos elétricos. Caso não sejam detectados danos, a ETA Menino Deus iniciará o tratamento de água.

Em relação à ETA Moinhos de Vento, que abastece a área central, assim como os hospitais Femina, Moinhos de Vento, Hospital Pronto Socorro (HPS) e Hospital Clínicas, a situação levará um pouco mais de tempo. De acordo com o Executivo municipal, a captação de águas está localizada em área muito baixa, que está alagada.

“Estamos buscando uma solução de blindagem naquele ponto de captação para que a gente consiga isolar e esvaziar a agua que esta dentro para que se possa ligar com segurança. É uma obra vagarosa que vai ao longo da semana”, disse Melo.

Maior parte da cidade está desabastecida

Foi informado que a prefeitura está operando com 16 caminhões pipas, com capacidade de 8 a 25 mil litros. A distribuição está restrita a hospitais, asilos e geriatrias. Está previsto para esta terça a vinda de cinco caminhões-pipa do Paraná e seis de São Paulo. O prefeito explicou que o ponto de abastecimento original dos caminhões-pipa era ao lado do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre, na Azenha, mas que o local está sem água. Novos locais estão sendo usados e há uma possibilidade deles usarem o abastecimento da empresa Ambev, em Viamão, se necessário.

Melo frisou que o Executivo municipal está com uma força tarefa de pedido de doações de água engarrafada para ser distribuída à população. Ressaltou ainda que a água dos poços artesianos da cidade não são recomendados para a população, uma vez que não seria possível garantir a potabilidade da água.

A Prefeitura de Porto Alegre decretou o racionamento de água na cidade e restringiu o uso do recurso enquanto a enchente impedir a regularização do serviço. A água distribuída pelo Dmae deve ser, exclusivamente, para consumo essencial. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), na segunda-feira (6).

Sindicato ressalta trabalho das equipes do Dmae

Em nota publicada nesta terça, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), enalteceu o trabalho feito pelas equipes do Dmae. “Em meio ao caos causado pela inundação, que teve como consequência a parada de 5 das 6 estações de tratamento de água de Porto Alegre, se destacam as equipes do Dmae público que estão trabalhando sem parar na tentativa de retomar o abastecimento. Num esforço heroico para voltar a operação da ETA São João, os servidores da GMAN e GTAG conseguiram retomar a captação, após religamento da energia pela CEEE Equatorial.”

De acordo com a entidade, para acessar a estação de bombeamento, que está submersa, foi necessário deslocamento arriscado de barco pelas ruas alagadas com auxílio da Guarda Municipal. “Pedimos que as pessoas que têm abastecimento sejam conscientes no uso da água e compartilhem com quem necessita nessa hora tão difícil. Importante esclarecer que a água tratada será fornecida nos padrões exigidos de potabilidade e é própria para consumo, ao contrário de fake News que estão sendo divulgadas”, diz trecho da nota.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) acrescentou no mapa da inundação de Porto Alegre a situação das Casas de Bombas de água pluvial (sistema de proteção) e as Estações de Tratamento de Água (ETA). O mapa mostra se está ou não operante. As áreas de abastecimento também estão atualizadas com a simbologia, sendo verde operante, amarelo parcial e vermelho inoperante. 


Mapa Dmae / Foto: IPH/Ufrgs

Bairros atendidos pelas estações

ETA Menino Deus

Agronomia, Alto Teresópolis, Aparício Borges, Azenha, Assunção, Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Centro, Cidade Baixa, Cristal, Intercap, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Parque Charruas, Petrópolis , Praia de Belas, Santana, Santa Tereza , São Jorge, São José , Santo Antônio, Tristeza, Vila Campo da Tuca, Vila Conceição, Vila dos Comerciários, Vila dos Sargentos, Vila Alto Erechim, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila Topázio.

ETA Moinhos de Vento

Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

ETA Tristeza

Ipanema, Pedra Redonda, Guarujá, Jardim Isabel, Espírito Santo, Praça Moema, Vila dos Sargentos, Serraria, Parque Bahamas e Jardim Verde Ipanema.

ETA São João

Jardim Planalto, Passo das Pedras, Costa e Silva, Parque Santa Fé, Chácara das Pedras, Três Figueiras, Rubem Berta, Protásio Alves, Loteamento Timbaúva, Jardim Leopoldina, Jardim Ipu, Alto Petrópolis, Mário Quintana, Chácara da Fumaça, Vila Safira, Sarandi, Morro Santana, Jardim Itu, Jardim Sabará, Cristo Redentor, Passo da Areia, Jardim Lindoia, Boa Vista, Vila Ipiranga, Vila Floresta, São Sebastião, Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, São Pedro, Navegantes, São Geraldo, São João e Vila Farrapos.

ETA Ilhas

Todo o arquipélago.


Edição: Marcelo Ferreira