Rio Grande do Sul

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Subiu para 75 o número de mortos no RS e Lula chega ao estado para instalar Casa de Governo

O presidente Lula chegou acompanhado da primeira-dama e representantes dos outros poderes na manhã deste domingo (5)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lula desembarcou na Base Aérea de Canoas com representações dos outros poderes - Foto: Divulgação Governo do estado

Subiu para 75 o número de mortos por causa das enchentes no Rio Grande do Sul e outras 6 ainda estão sendo investigadas se ocorreram em decorrência das cheias. A informação é da Defesa Civil que divulgou em seu boletim das 12 horas deste domingo (5). Os feridos são 155 e continuavam desaparecidas 103 pessoas, pelos números oficiais. Ainda, segundo as informações divulgadas, 80.573 moradores estavam fora de suas casas e destes 15.192 encontravam-se em abrigos fornecidos pelo Estado, prefeituras, igrejas, escolas e outras instituições.

:: Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo para discutir e reforçar combate à inundação ::

As águas do Guaíba pararam de subir nesta manhã. Previsões indicam cheia duradoura, com a estabilização dos níveis d'água elevados no Guaíba em torno de 5 m a 5,50 m durante mais de 4 dias, e sem redução abaixo da cota de inundação de 4 m na próxima semana. 

Enquanto aguardava a chegada da comitiva do presidente Lula, o ministro Paulo Pimenta, acompanhado do ministro Waldez Góes, divulgaram através das redes sociais que tinham informações de que a Lagoa dos Patos estava subindo e isto fazia com que as águas do Guaíba que haviam parado de subir ficassem represadas. Segundo Pimenta, isto aumentaria o trabalho em torno de Porto Alegre e em alguns bairros da cidade.

Pimenta agradeceu emocionado a participação de voluntários nas ações de resgate e salvamento. “Sem eles seria impossível ter salvo as 10 mil pessoas resgatadas até agora”, afirmou o ministro. Ele informou ainda que 30 aeronaves estão trabalhando na operação e cerca de 1000 servidores entre militares e civis. Mas ainda são poucos para o grande número de pessoas atingidas aqui na região metropolitana”, afirmou.

Desinformação

Em sua conta no Instagram o ministro criticou a desinformação espalhada por “oportunistas que estão se aproveitando deste momento para construir narrativas políticas”. Ele lembrou que o trabalho que está sendo feito nas três esferas dos entes federativos nunca acorreu antes no país. O ministro salientou que estão espalhando a mentira de que o governo federal financiou o show da cantora Madonna, no Rio de Janeiro, com verbas da Lei Rouanet.

:: Governo Lula desmente fake news e afirma que não pagou por show de Madonna ::

“Este evento foi financiado pelo Banco Itaú e pela Heineken, com patrocínios do governo do estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura carioca. E trouxe milhões de recursos para a economia local”, concluiu ele, lamentando ter que gastar energia desmentindo fake news em vez de continuar focado no salvamento de vidas.

Chegada de Lula

O ministro Paulo Pimenta anunciou a chegada do presidente Lula com sua comitiva às 11 horas. Ele desembarcou na Base Aérea de Canoas acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de representações dos outros poderes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara Federal, Arthur Lira, e assessores do STF. Irão colocar em funcionamento uma Casa de Governo em conjunto com o governo estadual e as prefeituras da região para unificarem ainda mais os trabalhos de salvamento e reconstrução.

Logo na chegada, as autoridades sobrevoaram as áreas alagadas. E, depois da aterrissagem foram recebidas pelas autoridades locais e encaminhados até a nova Casa de Governo para iniciar uma reunião de trabalho.

* Com informações da Secom e do governo do estado.


Edição: Katia Marko