Rio Grande do Sul

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Hidrólogos recomendam a preparação para a evacuação de vários bairros de Porto Alegre

O aviso reforça que o mapa considera 'condições extremas', ou seja, os piores cenários possíveis

Brasail de Fato | Porto Alegre |
O Centro já está alagado - Reproduçao do mapa do IPH

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs publicaram, às 9h desta sexta-feira (3), um mapa com um alerta de risco recomendando que as autoridades preparem evacuação em diversos bairros de Porto Alegre. O pedido dos especialistas não é para evacuação imediata dos trechos destacados, mas para a preparação dos moradores. A notícia foi divulgada pelo GZH no início da tarde desta sexta-feira (3).

:: As águas chegaram a Porto Alegre e as entradas e saídas serão fechadas ::

A medida foi baseada nas medições do Guaíba que indicam elevação rápida das águas, com pressão sobre o sistema de defesa da cidade. No comunicado, o grupo apresenta um mapa da Capital que destaca as áreas possivelmente alagadas, caso o sistema de contenção falhe parcial ou totalmente (se a água derrubar ou superar o muro).

A proteção de Porto Alegre é feita em especial de muros, comportas e rodovias elevadas. Na região central da cidade, o muro da Mauá foi projetado para suportar uma cota de enchente de até 6m.

As regiões possivelmente afetadas, caso haja colapso do sistema de defesa de Porto Alegre, incluem, entre outros bairros, trechos das seguintes regiões: Sarandi, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Floresta, Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus, Azenha, Cristal, Ipanema, Ponta Grossa, Belém Novo e Lami.

Porém o aviso reforça que o mapa considera “condições extremas”, ou seja, os piores cenários possíveis. Contudo, conforme os especialistas, é “preciso considerar a possibilidade iminente”.


Edição: Katia Marko