Rio Grande do Sul

COMBATE À FOME

GHC e Conab fecham parceria para criação de cozinhas solidárias em postos de saúde de Porto Alegre

Unidades Básicas de Saúde administradas pelo Grupo Conceição receberão alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
GHC soma-se a movimentos sociais no combate à insegurança alimentar na capital gaúcha - Foto: Clara Aguiar

As doze Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre terão também cozinhas solidárias para contribuir com o fim da insegurança alimentar. Segundo a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), medida pelo IBGE, em 2021, Porto Alegre já ultrapassava as 200 mil pessoas passando fome, mesmo com todo o trabalho que vem sendo realizado pelas cozinhas comunitárias mantidas pelos movimentos sociais populares nas periferias da cidade.

:: Poder do agronegócio e ausência do Estado são determinantes para aumento da fome nos países do Cone Sul ::

A instalação das cozinhas solidárias vai atender prioritariamente a população da Zona Norte, onde estão a maioria das UBS administradas pelo GHC e onde estão a maior parte das pessoas em situação de insegurança alimentar na Capital. A iniciativa foi firmada através de parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o GHC, em acordo foi selado em reunião na manhã de sexta-feira (5).

O presidente da Conab, Edgar Pretto, conta que 50% da comida comprada pelo GHC já é feita através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), direto da agricultura familiar. "Agora, queremos levar essa política para as Unidades Básicas de Saúde do GHC, com as Cozinhas Solidárias. Nós queremos trabalhar com rapidez. Essa ação coloca em prática o conceito ampliado de saúde, que tem na alimentação um de seus principais aliados para reduzir o número de pessoas doentes", afirma.

As cozinhas solidárias são abastecidas com comida adquirida pelo PAA, operacionalizado pela Conab, que compra o alimento direto de entidades da agricultura familiar. Desta forma o GHC, entidade pública federal vinculada ao Ministério da Saúde, passa a combater a fome como uma política pública.


Edição: Marcelo Ferreira