Rio Grande do Sul

CINEMA FANTÁSTICO

Vigésima edição do Fantaspoa inicia nesta quarta (10) com número recorde de filmes

Festival vai até 28 de abril na Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Ling e Cine Cult Vitória

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Terror argentino "O mal que nos habita" terá exibição especial com presença do diretor Demian Rugna - Foto: Divulgação

O Fantaspoa - Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre - um dos mais renomados dedicados ao gênero fantástico, chega à sua 20ª edição nesta quarta-feira (10). Este ano, o festival quebra recordes e apresenta um total de 114 longas-metragens, 22 deles em estreia mundial, marcando o maior número de obras já apresentadas em toda a sua história. Até 28 de abril, quatro diferentes espaços culturais de Porto Alegre recebem as sessões: Cinemateca Capitólio, Cinemateca Paulo Amorim, Cine Cult Victória e Instituto Ling.

:: Sala Redenção da Ufrgs apresenta mostra para 'descomemorar' os 60 anos do golpe militar ::

Com uma seleção diversificada, os filmes foram divididos em seis categorias competitivas distintas: Internacional, Ibero-Americana, Nacional, Documentário, Animação e Low Budget, Great Films. Essas categorias prometem oferecer aos espectadores uma variedade de experiências cinematográficas, desde as fronteiras do terror e da fantasia até as profundezas da imaginação humana. Além disso, se somam 123 curtas-metragens, totalizando 237 obras participantes, tornando esta edição do festival a maior de sua história.

O festival traz ainda atividades paralelas como quatro masterclasses, seis sessões musicadas, o já tradicional Madrugadão Fantaspoa, a Festa no Barco, a Festa de Encerramento com o histórico show de retorno da Damn Laser Vampires, e muitas outras. Será disponibilizado também, em parceria com a plataforma Darkflix+, parte da programação de curtas-metragens em streaming gratuito para usuários em todo território nacional.

Programação completa e informações sobre ingressos estão disponíveis no site www.fantaspoa.com.

Presenças confirmadas

Além dos filmes em competição, o Fantaspoa apresentará uma seleção de filmes em exibição especial, incluindo o recente sucesso do cinema argentino "O mal que nos habita". A exibição contará com a presença do diretor Demian Rugna, proporcionando aos espectadores uma oportunidade de interagir com o criador por trás da obra.

Adicionalmente, Demian participará da atividade "Meu filme favorito" no Instituto Ling, onde apresentará o clássico do gore "Fome animal", de Peter Jackson, no dia 26 de abril, em uma experiência enriquecedora para o público. Da mesma forma, no dia 19 de abril, também no Instituto Ling, será a vez do aclamado diretor estadunidense Boaz Yakin apresentar sua escolha de filme favorito, a animação "Heavy traffic", de Ralph Bakshi, seguida por uma conversa interativa com o público.


Cena do filme "Encounters", um dos selecionados do 20º Fantaspoa / Foto: Divulgação

Entre os destaques, o Fantaspoa apresenta o clássico do folk horror britânico "O Homem de Palha" (1973), com a presença dos filhos do diretor Robin Hardy, Justin e Dominic. Os irmãos Hardy também lançarão em première mundial seu documentário "Filhos do Homem de Palha", oferecendo aos espectadores uma perspectiva única sobre o legado duradouro dessa obra-prima do cinema.  

Por fim, o 20º Fantaspoa promoverá sessões especiais de duas produções argentinas: "Jorge e Alberto contra os demônios neoliberais", primeira produção do Fantaspoa, que completa dez anos em 2024, e "Trenque Lauquen", elogiada produção de 4h20 de duração, que foi eleita melhor filme de 2023 na histórica revista francesa Cahiers du Cinéma.


Cena de outro filme selecionado, "The Complex Forms" / Foto: Divulgação

Entre os convidados confirmados da segunda leva de longas-metragens do 20º  Fantaspoa estão Alejo Rébora e Daniela Jimenez (7 Vidas), Paulo Caldas (Atmosfera), Jaco Bouwer (Breathing In), Karim Lakzadeh e Arash Jooyandeh (Matéria escura), Ryan Ward e Mackenzie Leigh (Filha do sol), Nando Martínez (O fantástico caso do Golem), Mike McCutchen e JJ Weber (A game in the woods), Mario Mayo e Jaime Arnaiz (Os arrebento), Roger Elarrat (Eu, Nirvana), Mike Hermosa (O velociraptor invisível), Gonzalo Quintana e Hernán Quintana (Jorge e Alberto contra os demônios neoliberais), Benjamin Pfohl (Júpiter), Gabriel Papaléo (Espaço liminar), Igor Bastos (Placa-Mãe), Armando Fonseca (Desmemórias), Gonzalo López-Gallego (A sombra do tubarão), Máncel Martínez (Merdas acontecem e milagres também), Guto Parente (Estranho caminho), Júlio Napoli (A última casa no topo da colina), Juliana Muras (Trenque Lauquen), Kenichi Ugana (Visitantes - edição completa) and Demian Rugna (O mal que nos habita).

O 20º Fantaspoa acontece entre 10 e 28 de abril e é uma apresentação do Ministério da Cultura, da Fantaspoa Produções e do Instituto Ling, e conta com patrocínio da Crown Embalagens, da América Embalagens e do Banrisul.

Salas

Cinemateca Capitólio - R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico

Cine Cult Victoria - Av. Borges de Medeiros, 445 - Centro Histórico

Instituto Ling - R. João Caetano, 440 - Três Figueiras

Sala Paulo Amorim - Casa de Cultura Mário Quintana - R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico

Sala Eduardo Hirtz - Casa de Cultura Mário Quintana - R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico


 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira